Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas | Cursos Firjan SENAI

Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas

Educação e inovação nem sempre andam juntas, mas quando isso acontece, o resultado é bastante positivo.

E o que isso tem a ver com a Firjan SENAI e seus alunos? Tudo!

Quem estuda na Firjan SENAI não sai do curso apenas com um diploma. Ao longo das aulas de cursos técnicos e de aprendizagem, os estudantes são estimulados a desenvolver projetos que pensem soluções para desafios reais de empresas e da sociedade. Educação e inovação se unem para gerar transformação!

Os estudantes trabalham em equipe, propõem soluções para situações não programadas, passam a ter uma visão interdisciplinar e rompem com paradigmas.

Ao final do curso, eles saem capacitados tecnicamente, preparados para lidar com os desafios do mundo do trabalho e ainda mostram todo o seu potencial ao mercado. Uma educação inovadora e sintonizada com o futuro.


E as empresas?

Diariamente, empresas de todos os portes enfrentam desafios no seu processo produtivo. Muitos deles podem, inclusive, impactar a sua produtividade. O Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas nasceu também para ajudá-las.

As empresas podem cadastrar algum problema que esteja impactando o dia a dia do negócio, numa plataforma on-line. A partir daí, o desafio pode ser selecionado para que estudantes da Firjan SENAI pensem em ideias que possam a vir uma proposta de solução. Esse pode ser o pontapé inicial para a criação de um novo projeto. Já imaginou? Compartilhe o desafio da sua empresa com a Firjan SENAI! 

Como funciona?

Ao longo dos cursos técnicos e de aprendizagem da Firjan SENAI, os estudantes são apresentados aos desafios cadastrados pelas empresas. A partir daí, juntam conhecimento e criatividade para desenvolver a proposta de solução e, ao final, apresentarem suas ideias.

Durante o desenvolvimento dos projetos, os estudantes têm acompanhamento de instrutores da Firjan SENAI, além de acesso a ferramentas e tecnologias que os auxiliam a dar vida às ideias e cumprir a missão dada.

A seleção dos desafios das empresas é feita considerando a aderência do problema ao nível das competências técnicas desenvolvidas nos alunos dos cursos técnicos e de aprendizagem.

Depois de entregar os projetos, os alunos podem ter ainda a chance de apresentá-lo no Inova.
Conheça o Inova Firjan SENAI

Durante todo o ano, empresas do estado do Rio, de todos os portes, que quiserem participar do programa podem fazer o cadastro dos gargalos que estão impactando o dia a dia do negócio. A questão pode estar afetando a produtividade ou algum outro fator. Apesar de cada inscrição permitir a indicação de apenas um desafio, uma empresa pode cadastrar quantos desejar. Basta fazer um cadastro para cada.

A partir daí uma equipe da Firjan SENAI define os projetos que serão trabalhados pelos alunos de cursos técnicos e de aprendizagem que possam encarar a missão, considerando os seguintes critérios:

  • O desafio deve retratar um problema específico no contexto setorial regional que, preferencialmente, se aplique a um conjunto de empresas;
  • O desafio deve permitir que os alunos exercitem a busca de soluções que podem ser incrementais ou mais inovadoras para o problema;
  • Será considerada a aderência do problema às áreas dos cursos de Automação Industrial, Mecatrônica, Eletricidade, Eletrônica, Gráfica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Petróleo – petroquímica, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação – Informática e Redes de Computadores.
  • Será considerada a aderência do problema ao nível das competências técnicas desenvolvidas nos alunos dos cursos técnicos.

Inova Firjan SENAI

Nós também temos um programa de aprimoramento de projetos para busca de acesso ao mercado. Clique no link e conheça!