Como funciona?
Durante todo o ano, empresas de todo o estado do Rio, de todos os portes, que quiserem participar do programa podem fazer o cadastro dos gargalos que estão impactando o dia a dia do negócio.
A questão pode estar afetando a produtividade, a competitividade ou algum outro fator. Apesar de cada inscrição permitir a indicação de apenas um desafio, uma empresa pode cadastrar quantos desejar. Basta fazer um cadastro para cada.
Critérios de seleção
Dentre os desafios cadastrados, alguns são escolhidos por nós para serem trabalhados pelos alunos de cursos técnicos que estejam afim de encarar a missão.
*Este ano, a inscrição das empresas pode ser feita ao longo de todo o ano. Aqueles gargalos que forem enviados até 13 de agosto podem ser selecionados para serem desenvolvidos ainda em 2019; depois disso, para desenvolvimento em 2020.
Os critérios de seleção são claros:
1 - O desafio proposto pela empresa não deve ser genérico, mas retratar um problema específico no contexto setorial regional que, preferencialmente, se aplique a um conjunto de empresas;
2 - O desafio proposto pela empresa não deve sugerir qualquer solução específica, mas permitir que os alunos exercitem a busca de soluções que podem ser incrementais ou mais inovadoras para o problema;
3 - Na seleção dos desafios, será considerada a aderência do problema às áreas dos cursos de Automação Industrial, Mecatrônica, Eletricidade, Eletrônica, Gráfica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Petróleo – petroquímica, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação – Informática e Redes de Computadores.
4 - Na seleção dos desafios, será considerada a aderência do problema ao nível das competências técnicas desenvolvidas nos alunos dos cursos técnicos da região.

