Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas | Cursos SENAI RIO

Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas

Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas

Educação e inovação nem sempre andam juntas, mas quando isso acontece, o resultado é bastante positivo. Sem essa dupla, a gente não teria itens como tablet, mão mecânica de indústria e nem um simples tubo de ensaio!  

No “Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas”, as empresas enviam seus desafios e os estudantes pensam em ideias inovadoras para possíveis soluções, desenvolvendo um projeto com protótipo. 

Empresário, as inscrições de 2019* já estão abertas:

Quero inscrever o desafio da minha empresa!

A iniciativa contribui para a formação profissional dos alunos, que ainda podem mostrar todo o seu potencial ao mercado. Os estudantes trabalham em equipe, propõem soluções para situações não programadas, passam a ter uma visão interdisciplinar e rompem com paradigmas.  

Além disso, ainda pode surgir um projeto para uma empresa investir e colocar em prática. O desenvolvimento de projetos faz parte da metodologia de projetos da Educação Profissional da Firjan SENAI, que integra teoria e prática para desenvolver nos estudantes as competências profissionais exigidas pelo mundo do trabalho. Uma educação inovadora e sintonizada com o futuro.

Como funciona?

Durante todo o ano, empresas de todo o estado do Rio, de todos os portes, que quiserem participar do programa podem fazer o cadastro dos gargalos que estão impactando o dia a dia do negócio. 

A questão pode estar afetando a produtividade, a competitividade ou algum outro fator. Apesar de cada inscrição permitir a indicação de apenas um desafio, uma empresa pode cadastrar quantos desejar. Basta fazer um cadastro para cada.

Critérios de seleção

Dentre os desafios cadastrados, alguns são escolhidos por nós para serem trabalhados pelos alunos de cursos técnicos que estejam afim de encarar a missão.

*Este ano, a inscrição das empresas pode ser feita ao longo de todo o ano. Aqueles gargalos que forem enviados até 13 de agosto podem ser selecionados para serem desenvolvidos ainda em 2019; depois disso, para desenvolvimento em 2020.

 Os critérios de seleção são claros:

1 - O desafio proposto pela empresa não deve ser genérico, mas retratar um problema específico no contexto setorial regional que, preferencialmente, se aplique a um conjunto de empresas;

2 - O desafio proposto pela empresa não deve sugerir qualquer solução específica, mas permitir que os alunos exercitem a busca de soluções que podem ser incrementais ou mais inovadoras para o problema;

3 - Na seleção dos desafios, será considerada a aderência do problema às áreas dos cursos de Automação Industrial, Mecatrônica, Eletricidade, Eletrônica, Gráfica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Petróleo – petroquímica, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação – Informática e Redes de Computadores.

4 - Na seleção dos desafios, será considerada a aderência do problema ao nível das competências técnicas desenvolvidas nos alunos dos cursos técnicos da região.










Desafios elegíveis na seleção inicial poderão compor uma lista de projetos a serem desenvolvidos em próxima etapa da Fase Integra, em função de capacidade de desenvolvimento na região. Mas todas as empresas cujos desafios não forem selecionados receberão um feedback da Firjan SENAI.

Desenvolvimento e exposição

O que acontece depois é simples: nossos alunos vão pegar os desafios selecionados, juntar criatividade e conhecimento e pensar em ideias inovadoras para gerar projetos e protótipos. Fazendo isso, os alunos se preparam para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, têm a chance de mostrar suas habilidades para os empresários envolvidos. Que tal?

Depois dessa fase, digamos “criativa”, os projetos apresentados são avaliados e selecionados para a Mostra de Projetos Integradores. Eles então são expostos nas nossas unidades espalhadas pelo estado do Rio.

Então, em resumo, a fase Integra compreende os seguintes passos:

  • Cadastro do desafio
  • Seleção dos desafios
  • Desenvolvimento dos projetos
  • Avaliação dos projetos e seleção
  • Exposição

Pré-Acelera

Nós também temos um programa de aprimoramento de projetos para busca de acesso à mercado.