Olimpíada do Conhecimento | Cursos SENAI RIO

Olimpíada do Conhecimento

Realizada desde 2001, a Olimpíada do Conhecimento é a maior disputa de educação profissional das Américas. O evento é uma importante vitrine para o mercado de trabalho e demonstra a excelência da educação profissional promovida pela Firjan SENAI no estado do Rio, e pelo SENAI em todo o país.

A competição conta com as etapas escolar, estadual e a seletiva para a WorldSkills (antiga etapa nacional), que definem os representantes brasileiros na WorldSkills Competition - maior olimpíada de profissões técnicas do mundo. 

Seletiva para mundial de profissões

Em 2019, a competição será em Kazan, na Rússia. As seletivas para definir os representantes brasileiros no torneio foram realizadas entre junho e setembro, em provas em diversos estados. Em novembro e dezembro, os medalhistas de ouro e prata disputaram provas de desempate para definir, de vez, quem vai carimbar o passaporte em busca do posto de melhor do mundo em sua profissão.  

Quatro estudantes do Rio de Janeiro, formados em cursos da Firjan SENAI, disputaram pelas vagas e dois deles garantiram vagas na competição mundial. 

No total, 16 estudantes do Rio de Janeiro participaram da seletiva, em provas realizadas em todo o país. A Firjan SENAI Resende foi uma das sedes nacionais da disputa, com provas de polimecânica e automação. A equipe que participou da seleção para o mundial foi definida nas provas da fase estadual.

Edição 2017

Na etapa escolar, em agosto de 2017, nossas unidades selecionaram os melhores alunos dentro das turmas de cursos técnicos, de aprendizagem e de qualificação industrial para competirem nas mais diversas ocupações. Ao todo, foram 560 alunos, em 27 ocupações, que competiram entre si para determinar os maiores talentos do estado.

Já na etapa estadual, realizada em oito sedes olímpicas no estado do Rio, mais de 140 competidores disputaram o título de melhores profissionais técnicos em áreas como construção civil, comunicação visual, TI, jogos digitais, soldagem e web design. Nas provas, eles foram desafiados a realizar tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia do mundo do trabalho.

A fase estadual da Olimpíada do Conhecimento 2017 chegou ao fim com a premiação, no dia 5 de outubro, de estudantes em 18 ocupações profissionais. Desse total, 16 alunos chegaram à seletiva para o mundial, em 2018. Na ocasião, também premiamos alunos de oito cursos técnicos, numa avaliação prática das modalidades, no estado do Rio.

 Veja a lista completa dos medalhistas da Estapa Estadual da OC 2017.

Os medalhistas da Etapa Estadual da OC 2017Foto: Renata Mello