Conheça o projeto | Cursos Firjan SENAI

Grand Prix Firjan SENAI


Nova marca Rio Filme

Alunos da Firjan SENAI Maracanã dos cursos de Design encararam o desafio de desenvolver a nova marca da RioFilme, empresa da Prefeitura do Rio. As ideias passaram por uma banca avaliadora formada por profissionais da RioFilme e da Firjan. As três melhores marcas foram selecionadas e seus criadores, premiados.

Além disso, o evento de premiação contou com a palestra do designer renomado, Walter Mattos: “Minha marca foi aprovada pelo cliente. E agora?”.

Assista de novo:

Sobre o projeto

Já pensou a sua ideia solucionar um desafio da indústria? Ou melhor, se tornar ganhador ou ganhadora de uma competição de inovação com estudantes de todo estado do Rio?

Na Firjan SENAI isso é possível. Você pode participar de uma competição de imersão radical para criação de ideias e protótipos a partir de desafios reais da indústria e da sociedade.

É o “Grand Prix Firjan SENAI: Educação para Inovação”, um “hackathon” com DNA SENAI, que tem por objetivo promover a cultura da inovação e aproximar os alunos do mundo do trabalho. Todas as unidades participam.

A competição é a primeira etapa da Saga SENAI de Inovação e uma porta de entrada para os alunos desenvolverem competências técnicas e pessoais necessárias no mercado e aprenderem a trabalhar de forma conjunta, a fim de obter os melhores resultados para seu projeto.


Maratona de inovação

Grand Prix – Projeto Integrador - Inova

Nessa maratona de inovação e criatividade, as escuderias, que são times multidisciplinares, trabalham durante um período de 24 horas desenvolvendo soluções, protótipos ou projetos que atendam aos desafios lançados no evento.

O GP é destinado a todos os alunos da Rede de Unidades Firjan SENAI, que estejam matriculados regularmente nas modalidades de cursos técnicos e de aprendizagem. As equipes vencedoras em suas unidades podem vir a participar dos GPs nacionais! E tem mais - as ideias geradas nos Grand Prix poderão ser desenvolvidas nos chamados “projetos integradores”, a segunda etapa da proposta de educação para inovação.

Além disso, o projeto também oferece às equipes uma ambientação com palestras de iniciação ao Design Thinking e às ferramentas de desenvolvimento e apresentação de projetos, como Canvas, Pitch, entre outras.

Todas as ideias são avaliadas por uma banca considerando: a realização da pesquisa, aderência ao desafio proposto, criatividade e apresentação. 

Inova Firjan SENAI

O Inova Firjan SENAI é uma oportunidade de exercitar a criatividade, o empreendedorismo e a inovação e ainda ter a chance de participar de um processo de aceleração de seu projeto.