Alimentos e bebidas



Antes de escolher um curso da Firjan SENAI, conheça melhor este segmento

Todos os cursos
O setor de Bebidas usa matérias-primas de origem animal ou vegetal para a fabricação de bebidas alcoólicas (cervejas, vinhos, aguardentes etc.) e não alcoólicas (sucos, refrigerantes, bebidas láteas e água mineral). O profissional pode atuar em duas vertentes: nas atividades diretamente relacionadas à produção e no controle de qualidade dos produtos.

A automatização do setor possibilita que o profissional atue em largas escalas de produção e detenha, também, o domínio dos processos de produção específicos (fermentação, destilação, pasteurização etc.), que variam de acordo com o tipo de bebida a ser produzida. Neste caso, você poderá atuar desde a concepção do produto até o envasamento para consumo final.

Se você preferir trabalhar no controle da qualidade das bebidas, precisa ter conhecimentos específicos, em geral, de nível técnico, que possibilitem garantir o alto padrão dos produtos através da realização de ensaios visuais, físico-químicos e microbiológicos.


Sobre o mercado de trabalho

A indústria de bebidas tem 173 empresas em funcionamento no estado do Rio, que empregam mais de 13 mil pessoas, remuneradas, em média, com R$ 2.595,60.

Fonte: RAIS 2016/MTE