Soldagem De Tubos E Conexões De Polietileno | Cursos SENAI Rio

Soldagem De Tubos E Conexões De Polietileno

Curso de aperfeiçoamento que visa desenvolver as competências relativas a soldagem de polietileno. Conheça o conteúdo deste curso.

Pré-requisitos
Trata-se de programa de formação inicial e continuada de trabalhadores, destinados a maiores de 18 anos e ensino fundamental completo.

Carga Horária
56 horas

Turmas Disponíveis


Início
01/10/2019

Término
18/10/2019

Parcelamento
Pagamento a vista

Valor
2.176,00


Dia da Semana Turno Horário
Segunda Noite 18:00 às 22:00
Terça Noite 18:00 às 22:00
Quarta Noite 18:00 às 22:00
Quinta Noite 18:00 às 22:00
Sexta Noite 18:00 às 22:00
Sábado Noite 18:00 às 22:00

Conteúdo

1 - Tecnologia do Processo de Soldagem em Polietileno
Terminologia de Soldagem (tubos e conexões) / Descontinuidades de soldagem / por termofusão / por eletrofusão / Equipamentos, materiais e Acessórios de Soldagem / tipos / características / transporte / recebimento / armazenamento / Tubos de Polietileno e conexões / tipos / características / técnicas de instalação / obra civil / obra mecânica / teste de estanqueidade / colocação em serviço e fora de serviço / atuações sobre tubulações em carga / Eletricidade estática (aterramento) / Pinçamento / Estabelecimento do by pass / Reparação de tubulações / Processos de Soldagem / termofusão / eletrofusão / Critérios de aceitação / Inspeção / Descontinuidades encontradas durante a inspeção.

2 - QSMS aplicáveis ao processo de soldagem em polietileno
Qualidade no processo de soldagem de polietileno / Organização e limpeza do Posto de Soldagem / Iluminação adequada de ambientes / Aspectos visuais e dimensionais de controle / Saúde e Segurança no Trabalho / Riscos Elétricos / Cuidados com a máquina / Riscos e prevenções / Medidas de proteção coletiva para atividades de soldagem em polietileno / Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) / Sinalização / Medidas administrativas / Equipamentos de Proteção Individual (EPI) / Orientações de primeiros socorros em caso de acidentes. / Principais Normas Reguladoras (NR) aplicáveis às Atividades de Soldagem em polietileno - NR1, NR6 e NR18, NR33 e NR35 / Soldagem e Meio Ambiente / Segregação de Resíduos / Descarte de Resíduos.

3 - Montagem de tubos e conexões para eletrofusão
Programação da montagem em conformidade com normas técnicas / NBR 16302 / NBR 14465 / Verificação de tubos / Características / Aplicação / Cor / Marcações / SDR / Integridade / Verificação de conexões / Características / Integridade / Corte de tubulações / Demarcação / Ferramentas de corte / Processo de corte de tubulações / Verificação de integridade / Raspagem de tubulações / Demarcação de área de raspagem / Ferramentas de raspagem / Processo de raspagem de tubulações / Verificação de integridade / Limpeza de tubulações / Controle dimensional / Montagem de conexões / Demarcação de profundidade de penetração / Alinhamento de tubos / Posicionamento de conexões / Posicionamento de tubulações.

4 - Soldagem de tubos e conexões de polietileno para solda de eletrofusão
Programação da soldagem em conformidade com normas técnicas / NBR 16302 / NBR 14465 / Instalação de máquinas de solda de eletrofusão / Requisitos da fonte de alimentação elétrica / Requisitos de posicionamento da máquina / Base / Identificação da necessidade de manutenção da máquina e acessórios de solda / Conexão da máquina de solda / Parametrização da máquina de solda / Parametrização manual / Parametrização por leitura óptica / Processo de soldagem / Aquecimento / Pinos testemunhos (sinalizadores) / Extravasamento / Resfriamento / Liberação da solda / Relatório de soldagem / Relatório da máquina / Relatório manual.

5 - Montagem de tubos e conexões para termofusão
Verificação de integridade / Montagem de tubulações / Ajuste de casquilhos / Montagem dos tubos / Parametrização de máquina de solda / Pressões / Temperaturas / Faceamento de tubos / Verificação de integridade (alinhamento e fresta) / Limpeza de tubulações.

6 - Soldagem de tubos e conexões de polietileno para solda de topo
Programação da soldagem em conformidade com normas técnicas / NBR 16302 / NBR 14464 / DVS 2207-1 / Identificação da necessidade de manutenção da máquina e acessórios de solda / Verificação de alinhamento e fresta / Paquímetro / Limpeza da área do tubo a ser soldada / Instalação e limpeza da placa de aquecimento / Parametrização da máquina de solda / Parametrização manual / Processo de preparação da soldagem / Monitoramento do cordão inicial de solda / Aquecimento / Monitoramento do tempo de aquecimento da placa / Monitoramento do tempo de retirada da placa de aquecimento e fechamento da máquina / Soldagem / Monitoramento do tempo de resfriamento / Análise da integridade do cordão de solda, conforme norma técnica / Remoção do cordão de solda / Medição do cordão de solda / Relatório manual de soldagem.

Como se matricular

Você pode efetuar a sua pré-matrícula aqui mesmo no site e depois apresentar a documentação necessária em até 48 horas na unidade em que deseja estudar para efetuar a matrícula. Faça a sua pré-inscrição aqui mesmo no site. Verifique as Turmas Disponíveis de acordo com a unidade de sua preferência, clique no botão "Reserve Sua Vaga".

Documentação necessária: identidade, CPF, certidão de nascimento, foto, comprovante de escolaridade e residência e comprovação de experiência profissional (carteira de trabalho ou declaração), caso seja necessário, além de outros documentos que podem ser exigidos, segundo critérios específicos dos cursos.

Para consultar os valores dos cursos e as condições de pagamento, favor entrar em contato com os canais de relacionamento com o cliente: 0800 0231 231 | 4002 0231 *Custo de ligação local | faleconosco@firjan.com.br