BIM - Autodesk Construction Cloud (ACC)

O curso de BIM – Autodesk Construction Cloud (ACC) se relaciona com as metodologias inovadoras de digitalização da construção, visando a melhoria da produtividade e eficiência dos processos.

Através dessas metodologias, pretende-se alcançar melhor assertividade, precisão, previsibilidade, transparência e capacidade de verificação de dados em todo o ciclo de vida da edificação.

Serão apresentados os conceitos que caracterizam a digitalização da construção e a metodologia BIM de maneira aplicada à coordenação de projetos, capacitando os participantes na ferramenta Autodesk Construction Cloud para a coordenação de projetos em BIM. De modo complementar, serão adotados conceitos relacionados a ISO 19650, bem como aplicações com o CDE (Commom Data Environment).

Saiba mais

Tenho interesse

Pré-requisitos
- Idade mínima de 18 anos. - Escolaridade mínima: técnico, graduando ou graduado. - Conhecimentos em áreas afins.

Carga Horária
24

Não há Turmas Disponíveis no Momento

Início
31/12/1969

Término
31/12/1969

Valor
0,00

Parcelamento
0 x

A Firjan SENAI reserva-se o direito de cancelar a turma ou alterar a data de início do curso, caso não seja alcançado o número mínimo de inscritos.



Conteúdo

Visão geral sobre Gerenciamento de Informações BIM:
- Visão Geral sobre a ISO 19650
- Visão Geral sobre CDE (Common Data Environment)
- Visão Geral sobre o ACC e seus módulos - Insight, Docs, Design Collaboration, Model Coordination, Takeoff e Build
Recursos do módulo Docs:
- Criando um projeto no ACC
- Habilitando os módulos Insight, Docs, Design Collaboration, Model Coordination, Takeoff e Build
- Criação da estrutura de pastas conforme ISO 19650 (utilizando norma de nomenclatura e atributos relacionados). Atribuição de papéis e permissões às pastas.
- Criando fluxos de revisão de documentos
- Adicionando outros membros ao projeto, de acordo com seus papéis
Recursos do módulo Design Collaboration
- Design Collaboration: criação das equipes
- Design Collaboration: setup da pasta compartilhada (Shared)
- Publicando um novo modelo e criação de pacotes de entrega
- Consumindo pacotes de entrega no Design Collaboration
- Usando o Navisworks Manage para federar modelos no ACC
Recursos do módulo Model Coordination:
- Criando um espaço de coordenação no Model Coordination
- Criando testes de clash entre modelos em nuvem
- Criando issues baseados nos clash tests criados em nuvem
- Criando testes de clash no Navisworks a partir de modelos federados vindo da nuvem
- Publicando issues a partir do Navisworks para o Model Coordination
- Criando um relatório de Issues para publicação
Recursos de Issue Management:
- Gestão de Issues: fluxo de comunicação, correções e validação
- Configurando o setup de issues no ACC (campos padrão e personalizados)
Recursos do módulo Insight:
- Adicionando cards à tela do módulo Insight do ACC.
- Adicionando card com dashboard do PowerBI para exibição na tela do Insight
- Data Connector: criando uma exportação de dados do ACC para ser consumida pelo PowerBI.
Recursos do módulo Takeoff:
- Setup e definição do Template de Classificação no módulo Takeoff do ACC
- Utilização de pranchas PDF e Modelos BIM para quantificação (Criação de pacotes de takeoff, seleção de elementos)
- Exportação do takeoff para formatos PDF e Excel
Recursos do módulo Build:
- Criação de cronograma de obra no módulo Build
- Criação de cronograma de atividades no Timeliner no Navisworks
- Vínculo das atividades no timeliner aos elementos no modelo BIM
- Configuração da simulação no Timeliner do Navisworks
- Publicação das folhas para execução da obra
- Forms de diário de obra e verificação de segurança
- Criação de RFI
- Criaçao de reuniões e registro de atas
- Gestão de Assets (Recursos): registro de assets e vínculo com modelos BIM.