Alunos do SENAI, em parceria com a prefeitura de Pádua, criam projeto para semáforos da cidade | Cursos SENAI RIO

A Firjan SENAI

Mais eficiência e economia.  Este foi o resultado do projeto criado pelos alunos do SENAI de Pádua para melhorar o funcionamento dos semáforos da cidade.

A turma do curso Eletricista Industrial em parceria com a Prefeitura Municipal, desenvolveu um novo modelo de painel de comandos elétricos para ser utilizado nos sinais de trânsito do município. O objetivo foi reduzir os custos com manutenção.

Os alunos buscaram uma forma mais simples e eficaz de controlar o funcionamento dos semáforos, utilizando componentes de baixo custo que realizam a mesma função do sistema utilizado anteriormente.

Foram utilizados no projeto contatores e relés(responsáveis pelo tempo de mudança das lâmpadas no semáforo) que geraram muita eficiência e economia.

Outra vantagem é que  a própria equipe de manutenção da própria prefeitura consegue fazer os reparos quando necessários, o que antes era feito por uma empresa terceirizada. Uma economia calculada aproximadamente R$4.000.

Ao todo 14 alunos participaram do desenvolvimento do projeto, que já se encontra em funcionamento no centro da cidade, desde novembro do ano passado. A prefeitura tem um cronograma de instalação do sistema nos demais equipamentos ao longo de 2018.