Programas Gratuitos


Cursos de qualificação e aperfeiçoamento

Os cursos gratuitos oferecidos pela Firjan SENAI são destinados para pessoas de baixa renda. Além disso, o candidato deve preencher os pré-requisitos definidos pelo curso de qualificação ou aperfeiçoamento escolhido.

Fique atento(a): Após concluir a inscrição, você deverá comparecer na unidade escolhida em até 2 dias úteis. Sua matrícula será efetivada com a apresentação de toda documentação necessária. Confira o edital com as informações.


Programa de Qualificação Setorial

Criado para atender às demandas setoriais e sindicais, o programa de Qualificação Setorial tem o objetivo de capacitar e aperfeiçoar trabalhadores da indústria.


Programa de Aprendizagem Industrial

Aprendizagem Profissional Básica

Cursos voltados para jovens de 14 a 24 anos, contratados como cotistas pelas empresas, por um contrato de até 2 anos ou assim que o jovem completar 24 anos. Pela Lei do Aprendiz, toda empresa brasileira de médio e grande porte precisa ter de 5% a 15% de jovens aprendizes em seu quadro de funcionários.

Essa é uma grande oportunidade para sua empresa contribuir para o aumento da qualificação profissional entre jovens, além de permitir a eles a experiência do primeiro emprego. Com a Firjan SENAI, sua empresa une o cumprimento às leis, o exercício da responsabilidade social e a qualificação de futuros trabalhadores.

Aprendizagem Profissional Técnica

A Firjan SENAI, a partir de 2021, tem uma novidade para todos os jovens que procuram por uma vaga no Programa de Aprendizagem Industrial e para as empresas demandantes das cotas.

Indo além da oferta habitual em títulos da Aprendizagem Profissional em Nível de Formação Inicial (Aprendizagem Básica), está oferecendo a Aprendizagem Profissional em Nível Técnico Médio, com o objetivo de  aumentar a atratividade do curso para os jovens, fortalecer o caráter educacional da Aprendizagem em sintonia com o contexto do avanço tecnológico e ampliar as possibilidades para as empresas da indústria fluminense. 

Importante ressaltar que para a Aprendizagem Profissional Técnica os jovens aprendizes encaminhados pelas empresas nessa nova proposta serão matriculados em cursos técnicos, por isso, precisam estar cursando o 2º ou 3º ano ou tenha concluído o Ensino Médio, além dos requisitos habituais das leis da Aprendizagem e legislação trabalhista (CLT). 

Assim como na  Aprendizagem Profissional em Nível de Formação Inicial (Aprendizagem Básica), na Aprendizagem Profissional em Nível Técnico Médio a empresa deverá contratar o jovem por prazo determinado, não superior a dois anos e matriculá-lo no programa de Aprendizagem da Firjan SENAI, sendo o aprendiz necessariamente maior de 14 anos e menor de 24 anos, desde que o jovem não complete 24 anos durante o curso.