Blog


Para Wallace Corrêa Bastos, o curso técnico em Mecânica Industrial da Firjan SENAI transformou sua vida. Com apenas seis meses de curso, as portas já se abriram com diversas possibilidades de estágio. “Consegui uma resposta muito rápida do mercado e vi que tinha investido na área certa. Hoje me sinto completo e realizado”, ressaltou Bastos, que já trabalha há um ano como técnico em montagem da Ruhrpumpen do Brasil.

Mais do que ser capaz de planejar e conduzir o processo de instalação e de manutenção de máquinas e equipamentos, o profissional técnico em Mecânica Industrial é apto para atuar no desenvolvimento de projetos mecânicos automatizados, bem como na cadeia de fabricação de peças envolvendo diversos processos de fabricação industrial, como usinagem, soldagem e conformação mecânica. Preparamos a seguir, cinco dicas para quem deseja conhecer mais sobre a área e investir nessa formação.

1) Atualização sobre novas tecnologias

Por conta da velocidade das transformações tecnológicas, as profissões têm incorporado outros saberes, e com a mecânica não é diferente. A dica é acompanhar as tecnologias aplicadas na área e ampliar o conhecimento, buscando atuar sintonizado às necessidades de uma indústria inovadora, contemporânea e transdisciplinar. “É importante estar antenado com as tecnologias de manufatura aditiva, sensoriamento, Internet das coisas (IoT), Big Data, inteligência artificial, dentre outras”, observa Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI. 

2) Desenvolvimento de habilidades para gestão de equipe

O mundo do trabalho vem exigindo cada vez mais a atuação em equipes multidisciplinares. Isso requer, além do domínio de aspectos técnicos, a mobilização de competências mais alinhadas às funções de gestão de processo e de pessoas, ressaltando as capacidades de análise, comunicação, cooperação, liderança, trabalho em equipe, negociação e assertividade. 

3) Aprofundamento dos conhecimentos em Lean Manufacturing

Na busca por elevação da produtividade e redução de desperdício, a filosofia Lean Manufacturing, também conhecida como produção enxuta, deve ser de pleno conhecimento e aplicação pelos profissionais de Mecânica. “A utilização e a disseminação de ferramentas de qualidade, como 5S, Kaizen, Kanban e Just in time, podem mitigar os desperdícios no processo produtivo”, destaca Melo. 

4) Continuidade dos estudos em áreas correlatas à Mecânica

A atividade do Mecânico industrial é desenvolvida em empresas de diferentes portes, segmentos e níveis tecnológicos, tais como fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos; empresas de manutenção de qualquer indústria; e indústrias aeronáutica, automobilística, metalmecânica, siderúrgica, metalúrgica, entre outras. E para melhorar o índice de empregabilidade do Mecânico Industrial, o caminho é investir e aprofundar os estudos em áreas relacionadas, como automação industrial, eletroeletrônica e tecnologia da informação. 

5) Especialização em uma das diversas áreas da Mecânica

A Mecânica industrial está presente em quase todos os ramos. Por isso, o profissional deve buscar se especializar em uma das áreas do segmento, de forma a ampliar as suas oportunidades no mercado de trabalho. As possibilidades de especialização são amplas e incluem manutenção industrial, usinagem, desenvolvimento de projetos, automatização de máquinas, gestão da produção, qualidade de produto, entre outras. 

O curso técnico em Mecânica Industrial da Firjan SENAI é estruturado com a participação das empresas. A instituição aplica metodologias de projetos com problemas reais do mundo do trabalho. Com isso, o curso estimula a inovação, a criatividade e a cooperação, por meio de um processo formativo desafiador em ambientes simulados de aprendizagem, alinhados à realidade da indústria. 

Matrículas abertas

As matrículas para os cursos técnicos da Firjan SENAI de 2020 estão abertas. Quem se matricular até 30/12/2019 garante 50% de desconto* na primeira mensalidade do primeiro módulo, mais um curso de férias gratuitamente. *Clique aqui e confira detalhes e condições.

Cadastro de Interesses

Quer receber informações sobre as novidades dos cursos técnicos da Firjan SENAI? Cadastre-se ao lado!

Foto: divulgação cursos técnicos | Paula Johas