Blog


Eletrotécnica. Já ouviu falar? Você sabe o que faz esse profissional? Para quem deseja atuar em diversos setores da atividade produtiva, essa formação desponta como uma grande oportunidade de inserção no mercado.

Preparamos cinco dicas para quem deseja conhecer mais sobre a área e investir nela no futuro! 

1) Mercado amplo

O Técnico em Eletrotécnica tem amplas possibilidades de atuação, operando nas áreas de projetos, instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos para fins prediais, industriais e redes de distribuição. Ou seja, o técnico pode coordenar as instalações elétricas, executá-las ou participar e elaborar projetos relacionados à área. As possibilidades são infinitas! 

2) Versatilidade

Esse profissional tem na versatilidade uma de suas grandes marcas. Ele pode trabalhar diretamente na indústria que utiliza sistemas eletroeletrônicos, em consultorias e serviços ou demais atividades econômicas. Foi justamente por conta dessa característica que André Francisco Silva optou pela eletroeletrônica. “Eu trabalhava com windsurf, e essa área não tinha muitas possibilidades. Eu queria uma profissão que fosse necessária em qualquer lugar. Este é o caso do eletrotécnico”, conta  Silva, que hoje trabalha como chefe de manutenção da Assaí Atacadista, após concluir o curso Técnico em Eletrotécnica da Firjan SENAI.

3) Conexão com o futuro

A área de eletrotécnica tem forte correlação com novos temas do mundo do trabalho, como fontes de energia, eficiência energética e manufatura integrada. “Apesar de parecer uma área tradicional, a eletroeletrônica dará suporte às plataformas portadoras de futuro na indústria e se insere na discussão sobre desenvolvimento e sustentabilidade”, observa Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais da Firjan SENAI.

4) Continuidade de estudos

A formação eletrotécnica favorece a continuidade de estudos e a evolução profissional dentro da mesma área tecnológica ou em áreas correlatas, como mecânica, automação, robótica, entre outras. Silva conta que, mesmo após ter concluído o curso este ano, já pensa em investir em outros setores afins. “Não penso em parar. Quero aprofundar cada vez mais meus conhecimentos e crescer profissionalmente”, explica. 

5) Desenvolvimento de competências 

A formação do Técnico em Eletrotécnica da Firjan SENAI se alinha aos novos requisitos do mercado, promovendo, em conjunto com uma formação técnica sólida, as competências valorizadas no contexto contemporâneo, tais como autonomia, tomada de decisões e adaptação a diferentes contextos. “Ter o curso com o selo da Firjan SENAI foi, sem dúvida, um diferencial no meu currículo”, avalia Silva. 

Cadastro de Interesses

As matrículas para os cursos técnicos da Firjan SENAI de 2020 serão abertas em breve. Quer receber informações sobre as novidades? Cadastre-se ao lado!

Foto: ilustração curso Firjan SENAI | Paula Johas