Blog



SENAI Rio e GE Celma deram partida a um projeto que promete ser um aliado de peso na capacitação e formação de profissionais para o mercado aeronáutico. A Oficina Escola para Mecânicos de Manutenção de Motores Aeronáuticos, primeira do grupo GE na América Latina, foi inaugurada nesta sexta-feira, 15 de julho, e contou com a presença do presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira e o diretor-presidente da GE Celma, Júlio Talon.

A oficina, instalada dentro do SENAI Petrópolis, é uma réplica da unidade de manutenção e reparo da GE Celma reproduzindo detalhes como cor do chão e das paredes e posição de maquinário. O objetivo é o desenvolvimento prático, visando o aperfeiçoamento da mão de obra e a excelência do serviço executado. A unidade possibilitará que os profissionais executem o trabalho utilizando as mesmas ferramentas, equipamentos e manuais encontrados nas plantas da GE Celma.

“O projeto da oficina escola faz parte do plano de crescimento da GE Celma, que irá investir US$ 100 milhões até 2020 para ampliar a capacidade operacional da companhia, atingindo a capacidade de 500 motores aeronáuticos de grande porte revisados por ano e fazendo com que a Celma cresça 25%”, afirma Julio Talon, presidente da GE Celma. “A inauguração desse espaço reafirma a parceria de mais de 30 anos da GE Celma com o SENAI, que é um centro de excelência em ensino, para a formação de mão de obra local. Pelo menos 80% do funcionários da GE Celma já passaram pelas salas de aula do SENAI”, complementa.

Assista ao vídeo:


A iniciativa, que é a primeira fora da matriz da GE Aviation, em Cincinnati, nos Estados Unidos, alia o aprendizado e o aperfeiçoamento contínuo com o desenvolvimento das habilidades necessárias para atuação no mercado, como cursos de inglês técnico. O objetivo é formar os profissionais do futuro com base no conceito digital. 

“Esta parceria inédita da GE Celma na América Latina confere uma nova dimensão à nossa atuação.  É uma companhia com destaque global que escolheu o SENAI Rio para capacitar seus funcionários e, no futuro, novos profissionais, para atender às demandas do exigente mercado de aviação”, diz Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN. 
Novas turmas

No primeiro ano de funcionamento, o espaço será dedicado ao treinamento de funcionários já contratados pela GE Celma. A expectativa, no entanto, é que, até o fim de 2017, turmas de novos alunos sejam abertas e o curso de Mecânico de Motores Aeronáuticos do SENAI passe a incluir aulas e treinamentos na oficina escola.

Até o final deste ano, cerca de 50 alunos passarão pela nova oficina escola em treinamentos de 90 dias. O espaço também oferecerá workshops para antigos funcionários da companhia, possibilitando a troca de experiências entre a geração Y e profissionais veteranos. “Esse projeto nos dá a oportunidade de devolver para a região em que atuamos parte das conquistas que alcançamos nos últimos anos”, declara Talon.