Blog


Com os avanços da tecnologia, os cursos de Educação a Distância (EaD) ganham adeptos e popularidade. A necessidade de isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19 agilizou o processo de transformação digital e a necessidade de se adequar à nova realidade, na qual o conhecimento se torna cada vez mais acessível, em qualquer hora e lugar. Isso é o que destaca Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI. Junto com ele, preparamos uma lista de seis motivos para investir na modalidade a distância de cursos técnicos:

1) Acessibilidade e flexibilidade de horários Em EaD, a acessibilidade e a flexibilidade de horários são as características mais reconhecidas, mas os cursos demandam tanta dedicação e responsabilidade no cumprimento dos estudos e na entrega de atividades quanto na modalidade convencional de aprendizado. Boa parte dos cursos de EaD tem horários definidos pelo próprio aluno, que escolhe a maneira de estudar o conteúdo no seu tempo e sem sair de casa, com mais conforto, economia de tempo e de recursos com deslocamento e alimentação.

2) Preços mais acessíveis - Geralmente os custos em EaD são mais baixos. Há menor necessidade de uso de recursos, como infraestrutura de laboratórios, oficinas e salas de aulas do que nas aulas de ensino presencial. Isso se reflete no preço dos cursos sem interferir na qualidade, pois são utilizados recursos e estratégias digitais para garantir o atendimento previsto nesta modalidade.

3) Excelência por trás das telas - A Educação a Distância não se resume a assistir videoaulas ou à interação solitária com um computador. Cursos reconhecidos como os da Firjan SENAI disponibilizam uma equipe de instrutores para as suas modalidades EaD, com as mesmas atividades previstas nos cursos presenciais. A estrutura proporciona aulas em tempo real, e por vezes recursos interativos, que contam com a participação dos alunos. Oferece ainda avaliações e material complementar, elaborado pela instituição ou indicação de sites, artigos e em outras mídias.

4) Uso de Recursos Educacionais Digitais - Graças ao avanço tecnológico, cada vez mais os recursos digitais são oferecidos para finalidades educacionais, favorecendo a formação e o maior engajamento dos alunos. Simuladores, games, realidade aumentada, animações, vídeos, livros digitais, etc. fazem parte da lista de recursos capazes de facilitar o entendimento do assunto abordado e, muitas das vezes, ampliam detalhes que no presencial não seria possível.

5) Acompanhamento personalizado - Com o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o ensino à distância permite um acompanhamento individual da evolução do aluno e, assim, possibilita a adaptação da metodologia de ensino-aprendizado às necessidades e características de cada um. O aluno recebe feedback individual do seu desenvolvimento.

6) Estímulo ao autodesenvolvimento - Ao se basear em metodologias ativas, os alunos tornam-se conectores e criadores do próprio conhecimento, pois o instrutor é um mediador, um guia em um modelo de aprendizado ativo. Essa é uma das principais soft skills requisitadas pelas empresas num cenário de transformação digital. Ao criar sua própria estratégia de ensino, o aluno é estimulado ao aprendizado contínuo, desenvolvendo autonomia, disciplina e automotivação, habilidades fundamentais num momento de constantes mudanças, para se tornar protagonista de sua carreira.

Matrículas abertas

Alinhada às necessidades de empresas e estudantes em se manterem constantemente atualizados, a Firjan SENAI oferece um portfólio de Cursos Técnicos no modelo EaD, com aulas on-line. As matrículas estão abertas para turmas com início em 08/02/2021.

Ficou com alguma dúvida?

Quer que a gente te ligue para esclarecer alguma dúvida? Cadastre-se ao lado que entraremos em contato.