Blog


O ano de 2018 foi importante para a Firjan SENAI. Referência em educação, a instituição esteve ainda mais próximas às empresas, ofertando novos projetos, inovação e soluções para a indústria e para a sociedade. Como resposta, conquistou excelente resultado no Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), que analisa as competências e habilidades dos alunos dos cursos oferecidos pelo SENAI em todo o Brasil: a primeira colocação no ranking em diversos segmentos.

No total, foram cerca de 80 mil alunos matriculados na Firjan SENAI, sendo 33 mil vagas gratuitas, em mais de 950 cursos de formação profissional, tendo 1.358 empresas atendidas diretamente. Para 2019, Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, também está confiante. “Focaremos em aumentar nossa produção em educação profissional, bem como ampliar e qualificar os projetos integradores, implementar um Grand Prix de ideias – evento sobre inovação e empreendedorismo tipo hackathons – e intensificar as capacitações de instrutores e equipe técnico-pedagógica”, informa.

Premiações

Nossos alunos foram premiados em diversas oportunidades ao longo de 2018. A mais recente delas, anunciada em dezembro, foi a confirmação de dois estudantes da Firjan SENAI na maior competição técnica do mundo: a WorldSkills Competition. Em 2019, os jovens Ralph Crespo e Victor Iglesias vão buscar, na Rússia, os postos de melhores do mundo em suas ocupações técnicas: soldagem e joalheria, respectivamente. Além deles, outros estudantes do Rio de Janeiro chegaram até a seletiva para o torneio mundial e garantiram medalhas (foto).

Os estudantes da Firjan SENAI SESI também se destacaram em desafios de robótica e hackathons. Um dos destaques foi a medalha de ouro no Hack UniRio. Confira outras delas aqui. Outro reconhecimento foi com o documentário “Henfil”, produzido em parceria com a Firjan SENAI Laranjeiras. O filme venceu a 22ª edição do CINE PE, um dos principais festivais brasileiros de audiovisual, realizado em Pernambuco. O longa-metragem recebeu os troféus de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor montagem e ainda o prêmio do Júri Popular.

Em prol da sociedade

Um dos grandes feitos da Firjan SENAI este ano foi conseguir fazer uma criança portadora de deficiência andar de bicicleta. Rafael Cardoso, aluno do curso de Montador de Equipamentos Mecânicos da Firjan SENAI São Gonçalo, conseguiu, com a ajuda dos colegas, realizar o sonho de seu filho ao desenvolver peças que pudessem acoplar uma cadeira de rodas a uma bicicleta comum.

Outra ação, em parceria com Prefeitura de Pádua, foi a criação, pelos alunos da Firjan SENAI, de projetos para melhorar o funcionamento dos semáforos da cidade. A turma do curso Eletricista Industrial desenvolveu um novo modelo de painel de comandos elétricos para ser utilizado nos sinais de trânsito do município. O objetivo foi reduzir os custos com manutenção.

Desafio SENAI + Indústria

Em novembro, alunos da Firjan SENAI de todo o estado apresentaram os resultados do Desafio SENAI + Indústria. As unidades receberam diversos visitantes, como empresários e estudantes de ensino médio, para conhecerem suas criações. O desafio busca fortalecer a relação entre a formação profissional da instituição e a indústria, promovendo a integração aluno-escola-empresa por meio da realização de projetos a partir de desafios reais da indústria, com o desenvolvimento pelos alunos de ideias inovadoras, elaboração de projetos e protótipos para possíveis soluções. Só em 2018, foram 165 projetos desenvolvidos pelos estudantes, a partir de 236 desafios enviados por 96 empresas do estado do Rio.

Além de serem elaborados a partir de demandas reais, os projetos são criados com apoio do que há de mais moderno no universo da Educação Profissional, como o FabLab, nosso laboratório de prototipagem. Junto com os projetos do desafio, também foram expostas outras criações de finais de curso dos nossos estudantes.

Mostra Firjan SENAI de Projetos Integradores contou com um ciclo de palestras e oficinas gratuitas sobre temas como Moda, Robótica, Automação, Eco Construções e Inteligência Artificial e apresentação de 344 projetos realizados pelos estudantes da Firjan SENAI. Além disso, a Firjan SENAI SESI marcou presença na Olimpíada do Conhecimento, com projetos de alunos e iniciativas das instituições Confira como foi!

Reconhecimento internacional

A Firjan SENAI foi reconhecida internacionalmente. Em maio, representantes do governo de Camarões visitaram as instalações das unidades. O objetivo? Buscar referências para a construção de um sistema educacional para o país da África Central, com base na metodologia brasileira.

Ainda teve mais: o cientista inglês Stephen Wolfram, pioneiro no desenvolvimento e aplicação da Inteligência Artificial, visitou, em agosto, a unidade de Jacarepaguá para conhecer de perto sua metodologia. “Fiquei impressionado com o alto nível dos alunos: têm conhecimento muito sofisticado. As perguntas que me fizeram sobre temas como automação industrial e nanotecnologia estão no nível dos diálogos que tenho com estudantes do Vale do Silício”, comparou, após longa conversa com estudantes de uma das turmas de 3ª ano de Ensino Médio da Firjan SESI, articulado com curso técnico da Firjan SENAI.

Eventos

A Firjan SENAI esteve também presente em diversos eventos em 2018. Entre eles, destaca-se a Fevest 2018, onde três looks produzidos pelos alunos participantes do projeto Novos Talentos Firjan SENAI Espaço da Moda tiveram a oportunidade de estar no desfile principal da feira, em julho. As criações foram aplaudidas de pé.

Outro momento foi a 4ª Maratona Animada da Firjan SENAI, na qual o curta “Inteligência Emocional”, da equipe Bugbite, venceu a competição de criação de curtas de animação, parte do Anima Mundi. Os participantes desenvolveram seus projetos do zero, em sete dias, a partir do tema “indústria inteligente”. As obras precisavam conter, ainda, um elemento surpresa, que este ano foi uma chave.

Em 2019, a Firjan SENAI continuará atuando com diversos projetos. Você pode acompanhar as novidades aqui portal da Firjan SENAI.