Quatro cursos da Firjan SENAI para quem quer trabalhar com indústria criativa | Cursos SENAI RIO

Blog

A indústria criativa contempla atividades que têm como processo principal um ato criativo com potencial de gerar valor de mercado, resultando em produção de riqueza cultural e econômica. Com o avanço da tecnologia, ela vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Não é diferente com os profissionais criativos. Se antes eles eram vistos como exclusivos de empresas essencialmente criativas, hoje eles estão inseridos em todos os segmentos da indústria por sua capacidade estratégica de incorporar competitividade a produtos e serviços.

Por isso, que tal investir em cursos que te capacitam para trabalhar como um profissional criativo? Preparamos uma lista de quatro cursos técnicos da Firjan SENAI que podem te ajudar nisso: 

1) Técnico em Comunicação Visual

O curso técnico da Firjan SENAI em Comunicação Visual é destinado àqueles que querem se aprimorar ou entrar para o mercado de trabalho nas áreas de aplicação das ferramentas relacionadas ao design gráfico.

Esse profissional possui ampla oportunidade profissional, por ser o responsável por elaborar os materiais de apoio, como papelaria, embalagens e mídias multiplataformas, da área de comunicação das empresas, agências de publicidade, editoras, gráficas e até produtoras de vídeo e cinema. Além disso, há também a possibilidade de seguir o caminho empreendedor em consultorias e agências de comunicação visual.Entre os conhecimentos que o aluno vivenciará na prática estão a elaboração de projetos de identidade visual; designs de sinalização, editorial, interfaces e de embalagens; motion design; e manuseamento dos softwares da área

Ana Júlia Coelho, 18 anos, finalizou o curso no ano passado. Hoje, ela já tem seus próprios clientes e espera, em breve, estar trabalhando em alguma empresa. “Na Firjan SENAI, além da experiência e do aprendizado técnico, eu ainda aprendi como lidar com clientes e prazos, habilidades socioemocionais que o mercado requer muito”, conta.

Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais da Firjan SENAI, lembra que a instituição teve a qualidade técnica comprovada pelo Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) de 2018, alcançando o percentual de 76% de seus alunos nos níveis adequado e avançado. “Na prova objetiva, ficamos em 8º lugar na classificação geral no ranking nacional. O curso de Comunicação Visual foi um dos destaques”, ressalta.

2) Técnico em Informática

O técnico em Informática possui um leque amplo de atuação, podendo trabalhar tanto com hardwares (parte física) quanto com softwares (programas). Departamentos de informática de empresas e companhias especializadas em soluções digitais são as principais empregadoras da área. “Esse segmento está em constante modernização e a chegada de novos hardwares, softwares, serviços e sistemas faz com que a informática alcance praticamente todas os setores da economia”, afirma o gerente.. 

Segundo ele, os alunos da Firjan SENAI dessa área têm se destacado em competições como hackatons, ao conquistar colocações importantes, sendo cada vez mais vistos pelo mercado. Isso porque, nas aulas, os alunos têm acesso aos laboratórios de informática, redes de computadores e de montagem e manutenção, aprendendo na prática a atuar no desenvolvimento de softwares e aplicações para desktop, bem como na montagem e manutenção de hardwares. 

Com 22 anos, Vinicius Araujo, formado ano passado, é um dos profissionais já absorvidos por uma empresa provedora de internet, localizada em Maricá. O jovem trabalha na área de suporte técnico, mas pensa grande: “Quero me aprofundar agora na área de programação e trabalhar com desenvolvimento de aplicativos”. 

3) Técnico em Produção de Moda

Novo no portfólio de cursos da casa, o técnico em Produção de Moda foi feito para quem quer trabalhar com desenvolvimento de projetos de comunicação de moda, composição visual e estilo. As aulas acontecem em Nova Friburgo, polo de moda fluminense, o que permite aos alunos estarem próximos do mercado empregador. O profissional pode elaborar, organizar, executar e supervisionar todas as etapas de produção na prática. 

Um dos destaques envolve a possibilidade de organizar desfiles, exposição de produtos, eventos e produção fotográfica, ainda como estudante. “Não se trata de um curso de confecção, mas sim de comunicação visual e eventos voltados para a indústria da moda. Quem se formar com a gente, poderá trabalhar em consultorias, produtoras de eventos e nas próprias confecções e varejistas”, explica o gerente da Firjan SENAI. 

4) Técnico em Programação de Jogos Digitais

Outra oportunidade em alta no mercado é o curso técnico em Programação de Jogos Digitais. Cada vez mais, cresce a tendência de gamificar os setores não apenas de entretenimento, mas também educacional, empresarial e de saúde. As redes sociais também vêm apostando nessa estratégia, o que comprova o potencial da carreira.  

Na prática, esse curso prepara o estudante para desenvolver um game completo, desde sistemas para jogos digitais a elementos de multimídia, como texto, vídeo, áudio, animações e gráficos. Tudo isso é absorvido por meio dos laboratórios de informática e desenho da Firjan SENAI. Os alunos aprendem também conceitos de realidade virtual e aumentada. 

Cadastro de interesses

Quer saber das novidades dos cursos técnicos da Firjan SENAI para a indústria criativa? Cadastre-se ao lado para receber informações! 

Descontos

Com os Cursos Técnicos da Firjan SENAI, você fica preparado para o mercado e também para a graduação. Estudando com a gente, você tem credibilidade no ensino e conexão com institutos de inovação e tecnologia. E quanto antes você se matricular, maior será o desconto.

Foto: ilustração curso Comunicação Visual Firjan SENAI | Crédito: Paula Johas