Blog


Participar de uma Olimpíada do Conhecimento foi uma experiência única para os milhares de jovens, alunos, instrutores e coordenadores do SESI e SENAI de todo o país. E não foi diferente para os representantes do SENAI e do SESI Rio que estiverem no evento em Brasília, de 3 a 8 de julho. Matheus Bastos, 25 anos, foi um dos que participaram do evento, com um projeto que desenvolveu no SENAI Petrópolis, no curso de Solda TIG. Ele apresentou um andador multifuncional, para pessoas com dificuldade de locomoção.

“É muito gratificante demonstrar o funcionamento do protótipo, representando meus colegas que ajudaram na criação e desenvolvimento do projeto, além da minha cidade”, disse o jovem.

O instrutor do SENAI de Petrópolis, Wellington Kocken, afirmou que estar na Olimpíada foi uma oportunidade única e que o Rio de Janeiro levou projetos de interesse da sociedade, principalmente na área da acessibilidade. Segundo ele, para criar o andador, os alunos fizeram diversas visitas e pesquisas no Hospital Santa Tereza, em Petrópolis, para descobrirem as funcionalidades de um andador para o idoso. Assim, desenvolveram um protótipo que pode ser usado também como assento no vaso sanitário ou durante o banho.

O andador foi um dos projetos apresentados pelos alunos do SENAI e do SESI Rio no Espaço do Futuro - Cidade Inteligente, que tinha o objetivo de demonstrar os projetos desenvolvidos por alunos de todo o país com foco na inclusão social e na mobilidade. Outra iniciativa presente no local era a bengala inteligente, desenvolvida pela aluna Beatriz Trindade e seus colegas do curso de Administração do SENAI Laranjeiras. A peça é adaptada com sensores que identificam obstáculos no trajeto da pessoa e, a partir de um sistema eletrônico, informa por vibrações e sons, os riscos iminentes.

A
 Mec Pedal Livre – bicicleta adaptada para crianças portadoras de deficiência – foi outro projeto que atraiu a atenção dos empresários e do público que visitou a Olimpíada, por sua simplicidade e aplicabilidade. Idealizada pelo estudante Rafael Flausino,  do curso de Montador de Equipamentos Mecânicos do SENAI São Gonçalo,  o protótipo agora deverá passar por melhorias para ampliar sua usabilidade. “Foi muito especial estar aqui, é tudo muito mágico, saber o que o SENAI está me proporcionando neste momento da minha vida”, afirmou Rafael, que idealizou o equipamento para que o filho cadeirante pudesse andar de bicicleta.

O instrutor Paulo Knust destacou que o projeto de Rafael é de extrema relevância, pois beneficia justamente àquelas que mais necessitam de inclusão. 
“As pessoas aprovaram o projeto. Um representante da Federação de Pessoas com Deficiência do Piauí elogiou a determinação do Rafael, dizendo que ele e o filho já são vencedores”, contou.

Já o aluno Herbert Perret, 19 anos, e a instrutora de Segurança do Trabalho do SENAI Santa Cruz Camila Mamede, apresentaram o projeto CEIPE (Cadeira Ergonômica Inteligente Para Estudos). Vencedor do Desafio SENAI de Projetos Integradores na Olimpíada do Conhecimento 2016, no segmento de qualidade de vida, o público teve a oportunidade de conhecer o protótipo. O desafio agora é desenvolver um protótipo para escritório.

“É uma satisfação muito grande estar aqui com esse projeto. É uma vitória para nós, envolvidos nesse projeto desde 2014. Diversos empresários passaram por aqui e gostaram do que viram. Uma empresa do Paraná disse que tem a intenção de levar nosso projeto para uma feira lá”, contou Herbert, que criou o protótipo com três outros colegas - Gustavo Rodrigues, Matheus Barbosa e Rodrigo Leite - para atender pessoas que apresentam desconforto e dores ao usar uma cadeira convencional.

Mec Pedal Livre

Ceipe

Tanto o Mec Pedal quanto a CEIPE receberam elogios de Sérgio Caribé, diretor nacional do Tribunal de Contas da União. “É muito importante e essencial o aspecto social do trabalho desenvolvido pelo SESI e o SENAI. Não dá para conceber o uso das novas tecnologias, sem promover a acessibilidade e a inclusão de todos. Pequenas medidas, até com baixo custo e uso de pouca tecnologia, podem ter um grande apelo social”, disse o ministro, que também é superintendente nacional do Núcleo de Acessibilidade do órgão federal.

Já no Espaço da Moda, sete peças da coleção Futuro da Moda, desenvolvidas como projeto Integrador – Novos Talentos por três turmas de cursos de qualificação do SENAI Espaço da Moda de Nova Friburgo, e uma turma do curso técnico de Automação Industrial, também atraíram olhares curiosos para suas peças inteligentes. A Weight Bag, uma mochila com sensor de balança que apura peso limite para o usuário; o Sensor View, um vestido para deficientes visuais com sensor sonoro, que ajuda a identificar obstáculos à frente; o QR Finder, a calça com QR que auxilia na localização de pessoas com Alzheimer; e a Wearable Hot, uma jaqueta com tecnologia de retenção de calor para os dias frios, são alguns desses produtos.

“São projetos Integradores Novos Talentos desenvolvidos em 2017 e este ano, sempre com o tema voltado para a sustentabilidade e inclusão”, explicou a especialista Setorial de Moda do Sistema FIRJAN, Márcia Freitas.

Projetos da área de moda

Projetos da área de moda

SESI e SENAI Rio

presentes na Escola do Futuro

O SESI e o SENAI Rio também levaram seus programas e projetos para o espaço Escola do Futuro, onde além de integrarem o Espaço Maker, participaram da coordenação do Grand Prix de Inovação da Olimpíada do Conhecimento 2018. Consultor de Serviços Tecnológicos do IST Automação e Simulação, Damian Gomez contou que o Laboratório Aberto, em Benfica, forneceu a estrutura de equipamentos (impressora 3D e cortadora a laser, entre outros) e profissionais para a prototipagem de produtos para a promoção da competição. Nela, alunos do SENAI de todo país tinham que encontrar soluções para um problema pré-determinado pela empresa Bosch. O objetivo, diminuir resíduos em poluição sonora na construção civil.

Durante quatro dias, dez times foram desafiados a encontrar a melhor solução para o problema proposto, além de produzirem os protótipos. 
“O encontro reuniu jovens de vários estados, promovendo a interdisciplinaridade, a criatividade e o trabalho em equipe. É importante essa convivência e troca de experiências, tanto para alunos quanto para professores”, afirmou Damian.

Especialista da gerência de Cursos e Recursos do SENAI Rio, Samuel Barbosa apresentou para estudantes e empresários de todo o país o Game VR NR10, um simulador de realidade virtual usado como recurso educacional no curso Sistema Elétrico de Potência (SEP) do SENAI. A finalidade do simulador em RV é reduzir erros do trabalhador durante a manobra, que muitas vezes podem ter consequências graves ou provocar acidentes de trabalho.

Barbosa explicou que os procedimentos do simulador estão de acordo com a NR 12 (Norma Regulamentadora 12), e que pode ser usado também pelas empresas para a atualização de seus profissionais.  “O simulador foi desenvolvido, em sua primeira versão, pelos alunos do curso de Jogos Digitais do SENAI Maracanã. Depois a GCR/DEC aperfeiçoou o protótipo, aplicando como recurso didático no curso NR10 SEP, administrado em 20 unidades do SENAI no estado do Rio", contou Samuel.

Instrutor do IST Automação e Simulação, em Benfica, Filipe Sacchi apresentou mais dois projetos do Rio no evento: o Estabilizador de Ponte Rolante e o Polarizador de Motores Trifásicos, que nasceram no Desafio SENAI + Indústria em 2016, a partir de desafios das empresas Marco Polo e Braskem, respectivamente. Os dois projetos chegaram até o Pré-Acelera do ano passado. Pedro Gabriel e o colega Igor Paz, ambos de 20 anos, destacaram que participar de uma Olimpíada do Conhecimento foi muito bom para fazer networking, conhecendo e trocando ideias com estudantes e professores de todo o país.

Fotos: Walterson Rosa

Estabilizador de Ponte Rolante 

Game VR NR 10