Blog


A GNA, Gás Natural Açu, joint venture entre a Prumo Logística, BP e Siemens, realizou,  em 07/08, uma cerimônia de formatura para  221 alunos que participaram de seu programa de qualificação profissional em São João da Barra, uma parceria com a Firjan SENAI e a prefeitura do município.

Cerca de 500 pessoas, incluindo familiares, estiveram presentes no local para aplaudir os alunos, que concluíram o curso em busca de novas oportunidades. Dos 221 formados, cerca de 150 já estão trabalhando nas obras da UTE GNA I e do Terminal GNL, incluindo todas as alunas da turma feminina de solda. Os projetos integram o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina, de 3 GW de capacidade instalada, que a GNA constrói no Porto do Açu.

“Parabenizo cada um dos alunos por acreditarem em si, por terem sido persistentes até a conclusão dos cursos. Agradeço também à diretoria da GNA pelo compromisso em contribuir com a capacitação e geração de empregos para moradores da região”, afirmou Carla Machado, prefeita de São João da Barra, que também esteve presente à cerimônia.

A gerente Executiva Regional da Firjan SENAI SESI, Ivana Licurgo, ressaltou a importância da parceria. “Estivemos com trinta profissionais envolvidos diretamente e ouros nove indiretamente nesse projeto. Além da mobilidade que tivemos em nos deslocar até a base da empresa para atender sua demanda com mais qualidade. É em momentos como esse que vemos a transformação que a Firjan SENAI realiza na vida das pessoas e isso é muito gratificante”.

“Temos muito orgulho em poder falar dos resultados do nosso programa de qualificação e reafirmar o compromisso da GNA em qualificar e contratar pessoas da região do nosso empreendimento”, afirmou a Head de RH da GNA, Angela Serpa.

A aluna Larissa Fonseca, da turma de Eletricista de Obras, que já atua nas obras da GNA, foi chamada ao palco para dar o seu depoimento sobre a participação no programa. “Quando as aulas começaram, eu tive certeza de que estava no lugar certo, de que ali era o primeiro passo para tudo que eu tinha para conquistar. Ter feito o curso me abriu portas, não só profissionalmente, mas como pessoa, me fez crescer  e acreditar em mim. Eu tenho muito orgulho das mulheres que, como eu, conquistaram seu espaço.”

Lançado em novembro de 2018, com a oferta de 520 vagas, o Programa de Qualificação da GNA foi idealizado com o apoio da prefeitura de São João da Barra e da Firjan SENAI, com o objetivo de preparar tecnicamente os moradores locais para mercado de trabalho na região. Até agora, 17 turmas foram concluídas e 221 alunos preparados para o mercado de trabalho. A previsão é que até o fim do ano, outras sete turmas, que estão em andamento, se formem.

Crédito foto: divulgação