Mundo SENAI 2020: aprendizado sobre o dia a dia da indústria e suas oportunidades de trabalho | Cursos SENAI RIO

Blog

As palestras e a aula aberta do Mundo SENAI 2020 transformaram o dia 27/11 em um grande momento de informação e aprendizado. As palestras apresentadas por especialistas e instrutores da federação e profissionais do mercado deram uma amostra do que ocorre no dia a dia dos cursos técnicos da Firjan SENAI, até mesmo com a fabricação de um drone em tempo real em um de seus FabLabs (laboratórios de fabricação digital). 

Segundo Fernando Pinto, coordenador técnico de Educação Profissional e Certificação da Firjan SENAI, o evento proporcionou uma “excelente chance para os interessados conhecerem a estrutura da instituição e verem o quanto as temáticas dos cursos técnicos estão alinhadas com as demandas do mercado”.  

Pela primeira vez em formato on-line, o Mundo SENAI exibiu parte da tecnologia disponível nos nove laboratórios de prototipagem do gênero em sua rede, como impressoras 3D, cortadoras a laser, scanners e softwares variados. A programação incluiu depoimento de uma ex-aluna de curso técnico da unidade Duque de Caxias e outros alunos que usaram o FabLab, com interação com o público por meio de perguntas.  

Como numa sala de aula, alunos da Firjan SENAI das unidades de Petrópolis, na Região Serrana, e do Maracanã, na capital, participaram da apresentação on-line do "Panorama do mercado de Tecnologia da Informação no cenário atual". Rodrigo Monteiro, coach Criacional, professor e gerente de RH da Orange Business Services, mostrou oportunidades da área e ensinou como trabalhar na busca por um sonho ou objetivo.  

Após apresentar estudos e notícias que confirmam o crescimento da necessidade de mão de obra qualificada na área de TI, Monteiro avaliou que, embora haja uma situação desafiadora, a crise não está chegando a todos os setores. Segundo ele, há pessoas se beneficiando e fazendo cada vez mais negócios. Nesse contexto, para o professor, vai se destacar quem fizer a diferença. “A falta de mão de obra é uma realidade no mercado de trabalho. Nós poderíamos estar com uma taxa muito menor de desemprego, se tivéssemos pessoas bem preparadas para a transformação que o mercado de trabalho está vivendo”, observou. 

O mediador da palestra Alex Willian, técnico de Educação da Firjan SENAI Maracanã, confirmou que a demanda por profissionais na área de TI vem crescendo bastante, principalmente com o distanciamento social que o mundo está vivendo e com o avanço das tecnologias.  


Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas em 2021

Já na palestra “Inovações no processo de manufatura", os destaques foram plataformas como a Aveva, software de engenharia unificada utilizado na indústria para melhorar o desempenho dos equipamentos; e a internet das coisas, aplicada no dia a dia, conectando equipamentos e permitindo que aparelhos de uso doméstico, como a geladeira, sejam comandados à distância.

Num mercado em constante transformação, equipamentos inteligentes otimizam o processo produtivo, facilitam diagnósticos, antecipam falhas no sistema e reduzem o consumo de energia e os custos de manutenção e operação. Durante o debate, os palestrantes apresentaram mecanismos que integram os dados computados no chão de fábrica à nuvem, ajudando a minimizar os impactos das falhas, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

“Investir em softwares que analisam dados é fundamental para ter total aproveitamento dos equipamentos. Isso aumenta a competitividade e atrai investimentos. Todos saem ganhando, do consumidor ao meio ambiente, passando pelo investidor e os donos do negócio”, afirmou Thiago Bento, engenheiro de Automação e consultor técnico da Schneider Electric.

Assunto de interesse do público manifestado na palestra, o portfólio da Firjan SENAI, com certificações reconhecidas no mercado, inclui os cursos técnicos de Automação e de Mecatrônica. “Estamos lançando ainda um novo curso, de Desenvolvimento de Sistemas, que une a tecnologia da informação com a tecnologia da automação”, explicou Allan Mendonça, coordenador de Educação Profissional do Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação.

Cursos técnicos EaD

As inscrições para os cursos técnicos EaD oferecidos pela instituição em 2021 já estão abertas. As aulas terão início em fevereiro. Clique para saber mais.

Foto: Vinícius Magalhães