As palestras e a aula aberta do Mundo SENAI 2020 transformaram o dia 27/11 em um grande momento de informação e aprendizado. As palestras apresentadas por especialistas e instrutores da federação e profissionais do mercado deram uma amostra do que ocorre no dia a dia dos cursos técnicos da Firjan SENAI, até mesmo com a fabricação de um drone em tempo real em um de seus FabLabs (laboratórios de fabricação digital).
Segundo Fernando Pinto, coordenador técnico de Educação Profissional e Certificação da Firjan SENAI, o evento proporcionou uma “excelente chance para os interessados conhecerem a estrutura da instituição e verem o quanto as temáticas dos cursos técnicos estão alinhadas com as demandas do mercado”.
Pela primeira vez em formato on-line, o Mundo SENAI exibiu parte da tecnologia disponível nos nove laboratórios de prototipagem do gênero em sua rede, como impressoras 3D, cortadoras a laser, scanners e softwares variados. A programação incluiu depoimento de uma ex-aluna de curso técnico da unidade Duque de Caxias e outros alunos que usaram o FabLab, com interação com o público por meio de perguntas.
Como numa sala de aula, alunos da Firjan SENAI das unidades de Petrópolis, na Região Serrana, e do Maracanã, na capital, participaram da apresentação on-line do "Panorama do mercado de Tecnologia da Informação no cenário atual". Rodrigo Monteiro, coach Criacional, professor e gerente de RH da Orange Business Services, mostrou oportunidades da área e ensinou como trabalhar na busca por um sonho ou objetivo.
Após apresentar estudos e notícias que confirmam o crescimento da necessidade de mão de obra qualificada na área de TI, Monteiro avaliou que, embora haja uma situação desafiadora, a crise não está chegando a todos os setores. Segundo ele, há pessoas se beneficiando e fazendo cada vez mais negócios. Nesse contexto, para o professor, vai se destacar quem fizer a diferença. “A falta de mão de obra é uma realidade no mercado de trabalho. Nós poderíamos estar com uma taxa muito menor de desemprego, se tivéssemos pessoas bem preparadas para a transformação que o mercado de trabalho está vivendo”, observou.
O mediador da palestra Alex Willian, técnico de Educação da Firjan SENAI Maracanã, confirmou que a demanda por profissionais na área de TI vem crescendo bastante, principalmente com o distanciamento social que o mundo está vivendo e com o avanço das tecnologias.