Blog


A Maratona de Lives da Firjan SENAI, com 16 miniaulas e 16 comentários sobre profissões de destaque no mercado, focou em empregabilidade, futuro do trabalho e inovação. “O objetivo foi divulgar os 16 cursos técnicos da Firjan SENAI, que estão com inscrições abertas para início das aulas em agosto. O nosso forte é a associação entre teoria e prática, com apelo expressivo e diferencial nos laboratórios e oficinas”, explicou Fernando Pinto, coordenador técnico de Educação Profissional e Certificação da Firjan SENAI. A Maratona aconteceu entre os dias 5 e 9 de julho.

Cada live tratou de um dos cursos técnicos oferecidos, com a participação especial de um profissional do mercado, além de instrutores e especialistas da Firjan SENAI com informações e dicas sobre a profissão. Tudo de graça, para o público se preparar para os desafios do trabalho de hoje e do futuro. “Foi possível acompanhar os instrutores, que são referências de atuação no ensino da Firjan SENAI, e que estão fazendo muito bem o ‘novo normal’ de aprendizado híbrido, com partes on-line, devido à pandemia", destacou Pinto. A expectativa é que em 2022 comecem as aulas práticas presenciais.

Profissões para o futuro do trabalho

Uma das palestras, em 07/07, foi sobre Internet das Coisas (IoT), tema em alta no mercado. O curso forma profissionais capazes de desenvolver e implementar soluções em sistemas embarcados e sensoriamento para IoT, aplicados ao monitoramento e controle automatizado de processos. Thiago Câmera, instrutor da Firjan SENAI Benfica, explicou que “o aluno terá capacidade de entrar remotamente numa planta industrial para identificar quais variáveis vai usar, a fim de interagir com o hardware e trabalhar com programação”. Ele mostrou os tipos de dispositivos mais usados no mercado, a ação de um controlador e os protocolos específicos para a indústria 4.0.

Em 2019, o número de dispositivos ligados à IoT era estimado em 26 bilhões no mundo. Ederson Mariano, diretor da DAT Tecnologia, lembrou que a tendência é que a Internet das Coisas cresça cada vez mais nas fábricas. “São dispositivos integrados a um ecossistema, que se conectam e falam entre si. A demanda é grande por um profissional que, além de ter perfil tecnológico, precisa ser generalista, ter curiosidade de querer aprender mais”.

Conheça todos os títulos dos cursos oferecidos

Além de IoT, a Firjan SENAI oferece para esse próximo semestre outros 15 cursos técnicos. Confira: Redes de Computadores, Segurança do Trabalho, Eletrotécnica, Mecatrônica, Mecânica, Manutenção Automotiva, Logística, Informática, Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica, Sistema de Energias Renováveis, Edificações, Refrigeração e Climatização, Automação Industrial e Cervejaria.

Para se inscrever, o aluno precisa, no mínimo, já ter cursado o primeiro ano do Ensino Médio e se formar até o término do curso técnico, que possui, em média, três semestres. “Com essa formação, os alunos conseguem uma colocação mais objetiva, mais imediata no mercado. Estudos mostram que faltarão 300 mil profissionais de tecnologia na indústria até 2024”, pontuou Pinto.

Assista todas as lives: