Blog


Num encontro que também falou sobre mercado de audiovisual, os participantes da 4ª Maratona Animada SENAI descobriram o tema e o elemento surpresa dos curtas que irão produzir nesta edição: os vídeos devem ser sobre "Indústrias Inteligentes" e uma chave deve aparecer em algum momento do curta. Os participantes da competição, que faz parte do Anima Mundi, deverão desenvolver seus projetos do zero, em sete dias (até 22/07). O tema e o elemento surpresa foram revelados nesta segunda-feira, 16/07, no SENAI Maracanã, em palestra da diretora do Anima Mundi, Aída Queiroz.

As criações serão analisadas por jurados indicados pelo Anima Mundi. No próximo dia 27, os três finalistas serão anunciados pela banca; no dia 29, o vencedor será anunciado e terá seu curta exibido na cerimônia de premiação do Anima Mundi.

“Queremos ver a interpretação e a capacidade dos concorrentes de criarem a partir da proposta 'Indústrias Inteligentes'”, explicou Carla Maciel, especialista do SENAI Maracanã.

Mercado de audiovisual

Fundadora e diretora do Anima Mundi, Aída Queiroz apresentou aos participantes como está o mercado audiovisual brasileiro. De acordo com ela, o setor está em um dos seus melhores momentos. “Em 2017, crescemos 4%, apesar da crise. Hoje, temos mais de 30 séries nacionais em andamento e 20 sendo construídas”, ressaltou.

Aída acredita que as políticas de incentivo do governo para o audiovisual fizeram a diferença, pois permitiram que os profissionais desse mercado exercessem mais sua criatividade e inovassem em um setor já dominado por países como os Estados Unidos e o Canadá.

“A política de conteúdo local foi um importante ponto para alavancar nosso audiovisual”, informou.

Maratona Animada é aberta a estudantes e profissionais de animação


Cursos

A indústria criativa é uma das vocações do estado do Rio, e o SENAI conta com um portfólio de cursos em audiovisual. Alguns deles, voltados para animação, são: Concept Art Para Games, Desenho e Criação de Personagem, Modelagem 3D, Pós-Produção em After Effects, Processos Avançados de Animação, Pintura Digital com Tablet e Photoshop, Desenho e Técnicas de Ilustração.

Fotos: Vinícius Magalhães