Blog


A gestão de frotas é uma atividade de vital importância para garantir a qualidade dos serviços prestados pelas transportadoras e operadores logísticos aos seus clientes no dia a dia. Diversos problemas podem acontecer nos veículos das frotas por conta de uma manutenção automotiva negligenciada ou até mesmo mal feita, e isso pode gerar custos não calculados e trazer prejuízos. Em live realizada em 30/11 no Youtube da Firjan SENAI, especialistas debateram a importância de se ter profissionais preparados para fazer esta gestão com qualidade.

Victor Adriano Torres, instrutor da Firjan SENAI, destacou que há quatro custos macro numa operação logística: armazenagem, estoque, processamento de pedidos e transporte, sendo esta última a responsável por 60% dos custos. “Por isso, se não for feita uma manutenção correta dos veículos, haverá um gargalo enorme de custos”, disse.

Há três tipos de manutenções possíveis num veículo: a preventiva, a corretiva e a preditiva. Segundo Pablo Vilaça, instrutor da Firjan SENAI, a preventiva é sempre a mais indicada, que envolve, por exemplo, a calibragem dos pneus. “Um pneu mau calibrado vai gerar outros danos que vão impactar na suspensão, na direção e na rodagem de uma carreta como um todo. Além de aumentar o custo, isso impacta na segurança e traz uma série de outras consequências”, explicou.

Em sua participação na live, Willian Dias, gerente de filial da Ranakoski Transportes, destacou a importância de se ter profissionais capacitados para fazer essa gestão de frotas em transportadoras, justamente para evitar esses custos extras. “O peso de uma carga precisa ser bem distribuído entre os eixos de um veículo para que ele não leve multa ao passar nas balanças de pesagem, por exemplo. Se isso acontece e a carga está indo para um local distante, o veículo será multado em todas as balanças”, exemplificou. “Por isso, quando uma empresa tem um profissional para fazer esse controle, os custos extras são evitados”, completou. 

Como ser esse profissional?

A Firjan SENAI está com inscrições abertas para diversos Cursos Técnicos, entre eles os de Logística e de Manutenção Automotiva.

E-books gratuitos

Clique e faça o download dos e-books de Logística e de Manutenção Automotiva, preparado por especialistas da Firjan SENAI.

Assista à live completa: