Blog


Competidores de todo o país participam, até sexta-feira, 3/8, da Seletiva WorldSkills, na Firjan SENAI Resende. Eles estão empenhados em alcançar uma vaga na maior competição de profissões técnicas do mundo, a WorldSkills Competition 2019, em Kazan, na Rússia. O estudante de Resende, Luiz Felipe de Carvalho, encara o desafio no local em que treinou durante meses e tem grandes chances de representar o Brasil no mundial.

A Firjan SENAI Resende foi escolhida para sediar, no estado do Rio, as provas de manufatura integrada e de polimecânica e automação, da seletiva brasileira da Olimpíada do Conhecimento, que tive início nesta segunda-feira, 30/8, com 24 competidores de diversos estados. De terça, 31/7, a quinta-feira, 2/8, a seletiva brasileira será realizada das 8h às 17h. E no dia 3/8, das 10h às 12h, acontece a cerimônia de encerramento, quando será divulgado o resultado dos vencedores que vão para o mundial.

Luiz Felipe, estudante do curso técnico de Mecânica de Usinagem, da Firjan SENAI Resende, está competindo no próprio local de treinamento. Nos últimos meses, ele encarou uma jornada de treinamento diário intensa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com o acompanhamento de um instrutor.

“Participar da maior competição de educação profissional na escola que você representa é uma grande honra. Em contrapartida, as expectativas são grandes e a responsabilidade e dedicação aumentam. A cada treino busquei aprimorar cada vez mais minha agilidade e qualidade para entregar o melhor”, ressalta o estudante.

Para vencer a prova, que tem duração de 22 horas, Luiz Felipe vai precisar usinar, aproximadamente, 17 peças em 15 horas, montar um conjunto mecânico e instalar uma programação envolvendo elétrica, pneumática e automação. Alinhado às novas tecnologias, as provas vão contar com equipamentos de última geração, como, por exemplo, a fabricação de peças em impressoras 3D.

De acordo com a gerente regional da Firjan SENAI SESI no Sul e Centro-Sul Fluminense, Dannielle Fonseca, a busca pela medalha vai além da importância que o evento tem. “Sabemos que a escolha desta unidade no estado do Rio foi pela qualidade da equipe de profissionais que é movida pela paixão de transformar e em trazer o aluno para o exercício do comprometimento e cidadania”, ressalta. O evento é aberto ao público para visitação. A Firjan SENAI Resende fica na Rua Sarquis José Sarquis 156 , Jardim Jalisco.

A Seletiva WorldSkills acontece de junho a agosto em todo o país. Ao todo, participam das provas 17 representantes do estado do Rio, da Firjan SENAI. Participam da fase nacional os vencedores da etapa estadual, que apresentaram o melhor desempenho em todos os estados, avaliando conhecimento técnico e execução. Vence o competidor que cometer menos erros durante as provas.


Estudantes do Sul Fluminense em Brasília e Piauí


Três projetos inovadores desenvolvidos por jovens da Firjan SENAI SESI da região foram levados para a Olimpíada do Conhecimento, em Brasília, de 3 a 8 de julho. Dentre eles, a Luva tradutora de libras, criada por estudantes dos cursos de Mecânica e Mecatrônica da Firjan SENAI Resende. A fim de aprimorar a comunicação entre pessoas com deficiência na fala e a população, um dispositivo em formato de luva decodifica os sinais em libras. Acoplada a componentes eletrônicos e sensores, a luva faz a leitura da linguagem de sinais e transmite simultaneamente à um display via comunicação sem fio.

Já os alunos que cursam o Ensino Médio Articulado da Firjan SESI Resende em conjunto com curso de Mecatrônica da Firjan SENAI, apresentaram um sistema automatizado para reaproveitar a água da chuva. O Hidro Hortus reduz o esforço físico humano na irrigação de uma colheita de hortaliças orgânicas. A partir de componentes eletrônicos, o sistema realiza um processo constante de irrigação sem interferência humana, restando, para tanto, apenas técnicas de cultivo e adubação.

“Desenvolvemos um sistema ecologicamente correto, com a captação da água da chuva e sem utilização de produtos químicos para o tratamento da mesma. Usamos somente substâncias naturais como pedra calcária, dolomita e musgo de água doce para equilibrar o pH e deixa-la neutra. Levar nosso projeto a um renomado evento científico é uma chance de reconhecimento e visibilidade. Quem sabe nosso projeto pode servir como inspiração para que as cidades invistam mais no meio ambiente, como, por exemplo, em telhados verdes”, disse o estudante Ravi Flores, de 15 anos.

E os estudantes da Firjan SESI Barra Mansa levaram a Balança de Medição de Gás, que propõe solução tanto para consumidores quanto para empresas. Ela pode servir para uso doméstico, ao informar sobre a quantidade de gás que ainda está dentro dos botijões, ou para auxiliar empresas distribuidoras do produto no processo de certificação e controle de fraudes.

"Participar de um evento de grande proporção como a Olimpíada do Conhecimento é de suma importância para nossa formação, como alunos e como profissionais. As experiências que podemos adquirir vão nos dar base ao longo de toda a vida e carreira profissional, agregando valores e saberes importantes ao nosso futuro”, comemora Ramon Felipe, de 17 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio, na Firjan SESI Barra Mansa.

Também entre os dias 28 de junho e 3 de julho, o estudante do curso técnico de Logística da Firjan SENAI Barra Mansa, João Vitor Pereira Tiago, participou da Seletiva WorkdSkills, em Piauí. João competiu com jovens de todo o Brasil na ocupação Logística.

Fotos: Ana Paula Silva