Jovens de todo país participam de seletiva para mundial de profissões técnicas, na Firjan SENAI Resende | Cursos SENAI RIO

Blog

Competidores de todo o país participam, até sexta-feira, 3/8, da Seletiva WorldSkills, na Firjan SENAI Resende. Eles estão empenhados em alcançar uma vaga na maior competição de profissões técnicas do mundo, a WorldSkills Competition 2019, em Kazan, na Rússia. O estudante de Resende, Luiz Felipe de Carvalho, encara o desafio no local em que treinou durante meses e tem grandes chances de representar o Brasil no mundial.

A Firjan SENAI Resende foi escolhida para sediar, no estado do Rio, as provas de manufatura integrada e de polimecânica e automação, da seletiva brasileira da Olimpíada do Conhecimento, que tive início nesta segunda-feira, 30/8, com 24 competidores de diversos estados. De terça, 31/7, a quinta-feira, 2/8, a seletiva brasileira será realizada das 8h às 17h. E no dia 3/8, das 10h às 12h, acontece a cerimônia de encerramento, quando será divulgado o resultado dos vencedores que vão para o mundial.

Luiz Felipe, estudante do curso técnico de Mecânica de Usinagem, da Firjan SENAI Resende, está competindo no próprio local de treinamento. Nos últimos meses, ele encarou uma jornada de treinamento diário intensa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com o acompanhamento de um instrutor.

“Participar da maior competição de educação profissional na escola que você representa é uma grande honra. Em contrapartida, as expectativas são grandes e a responsabilidade e dedicação aumentam. A cada treino busquei aprimorar cada vez mais minha agilidade e qualidade para entregar o melhor”, ressalta o estudante.

Para vencer a prova, que tem duração de 22 horas, Luiz Felipe vai precisar usinar, aproximadamente, 17 peças em 15 horas, montar um conjunto mecânico e instalar uma programação envolvendo elétrica, pneumática e automação. Alinhado às novas tecnologias, as provas vão contar com equipamentos de última geração, como, por exemplo, a fabricação de peças em impressoras 3D.

De acordo com a gerente regional da Firjan SENAI SESI no Sul e Centro-Sul Fluminense, Dannielle Fonseca, a busca pela medalha vai além da importância que o evento tem. “Sabemos que a escolha desta unidade no estado do Rio foi pela qualidade da equipe de profissionais que é movida pela paixão de transformar e em trazer o aluno para o exercício do comprometimento e cidadania”, ressalta. O evento é aberto ao público para visitação. A Firjan SENAI Resende fica na Rua Sarquis José Sarquis 156 , Jardim Jalisco.

A Seletiva WorldSkills acontece de junho a agosto em todo o país. Ao todo, participam das provas 17 representantes do estado do Rio, da Firjan SENAI. Participam da fase nacional os vencedores da etapa estadual, que apresentaram o melhor desempenho em todos os estados, avaliando conhecimento técnico e execução. Vence o competidor que cometer menos erros durante as provas.