Blog


Na última live de 2020, no Youtube da Firjan SENAI, dois debatedores apresentaram inovações tecnológicas nas áreas de mecânica e de refrigeração. A mecânica trouxe modelagem de projetos e impressão 3D com engenharia reversa. Na refrigeração, a Gree, empresa fabricante de ar condicionado, apresentou o refrigerador de ar com tecnologia fotovoltaica, marco inédito no mercado neste segmento.

O evento virtual também anunciou uma nova parceria entre a Firjan SENAI e a Gree, que será lançada em 2021. Com o aporte de equipamentos da empresa, a tecnologia fotovoltaica estará presente de forma prática nas escolas da Firjan SENAI do Rio de Janeiro, para a formação dos técnicos.

Mostrar na prática como acontece o processo de inovação na mecânica, especialmente com projeto desenvolvido nas escolas, foi o propósito de Sérgio Matos, especialista Técnico de Educação da Firjan SENAI, apresentando a dinâmica de um produto desde a sua concepção até o protótipo final.

Sérgio Matos afirmou ainda que “o curso técnico de refrigeração é voltado para a inovação. Temos uma carga bem substanciosa para a eletrônica, importante para a refrigeração do futuro, além de bastante conteúdo de automação. O curso é 50% refrigeração e o restante é eletrônica, elétrica e automação, por conta das tecnologias que vêm sendo implementadas no mercado”.

Bernardo Palma, analista de Educação da Firjan SENAI, explicou que o processo de inovação na mecânica envolve a modelagem, a impressão 3D, mostrando que “a Firjan SENAI está em busca sempre desses processos que desenvolvam ainda mais as potencialidades, como a criatividade e a inovação, que são competências muito exigidas e colocadas no mercado de trabalho, principalmente na nossa indústria nacional”.

Renan Santos Vieira, analista de Suporte Técnico da GREE, apresentou as inovações na perspectiva da refrigeração que a Gree está trazendo para o mercado, a tecnologia que a empresa tem para a refrigeração, que é a parte do GMV solar, do BRF solar. O engenheiro mecânico destacou as diferenças, vantagens e desvantagens dos sistemas fotovoltaicos de geração tradicional (indireto) e do VRF solar (direto).

No GMV5 solar, tratou do estudo CFD para aumento da eficiência e garantiu que “todos os equipamentos são projetados e passam por estudos computacionais para a melhoria da eficiência, a redução de ruídos e a diminuição do tamanho das unidades. O difusor reduziu de 3DB para 5DB”, acrescentou.

Cursos técnicos

A Firjan SENAI está com inscrições abertas para os cursos técnicos de Mecânica e de Refrigeração e Climatização.

Quero saber mais

E-books gratuitos

Clique e faça o download dos e-books de Mecânica e de Refrigeração, preparado por especialistas da Firjan SENAI.

Assista à live completa: