Formação em automação industrial leva ganhos de qualidade e resultados para as empresas | Cursos SENAI RIO

Blog

Minimizar impactos da indisponibilidade de equipamento, de interrupções e atrasos, além de integrar dados em tempo real são alguns dos benefícios da integração do chão de fábrica ao ERP (Enterprise Resource Planning), ou sistema de gestão integrado, diante das novas tecnologias aplicadas ao processo de manufatura. Essa e outras novas tecnologias foram apresentadas, em 09/11, na live “Tecnologias no processo de manufatura, de que forma aplicar?”, da Firjan SENAI, quando especialistas falaram sobre conceitos da tecnologia 4.0, como digital twins e os protocolos de comunicação OPC UA e Io Link.

Allan Teixeira, coordenador de Educação Profissional da Firjan SENAI Benfica, afirmou que empresas que usam o ERP têm uma tendência de crescer 35% mais rápido e quatro vezes mais probabilidade de otimizar o nível de estoque, além de apresentarem melhoria de 10% a 12% na qualidade de entrega aos clientes.

Teixeira informou que os cursos técnicos em Automação e em Mecatrônica da Firjan SENAI têm unidades curriculares e conhecimentos específicos e tratam das tecnologias 4.0. Para isso, os laboratórios da instituição estão em consonância com o que há de mais moderno em uma empresa. “Temos controladores modulares, compactos, de alta performance e até robôs industriais para fazer essa integração”, acrescentou, destacando a importância dos técnicos dessas áreas em uma empresa.

Samuel Salustiano é um dos muitos profissionais formados na Firjan SENAI, que conquistaram vaga na indústria fluminense. Técnico em Automação e Instrumentação da Ambev, ele contou que as novas tecnologias aumentam a qualidade do produto ou serviço, como é o caso do digital twin ou criação de um gêmeo digital, uma versão virtual de um objeto físico ou de um processo organizacional. “Virtualizar parâmetros e atributos de um produto que será concebido faz com que haja redução de custo para implementação, para testar coisas novas mais rápido. É uma tecnologia para quem quer melhorar a eficiência”, ressaltou ele, afinado com as novas tecnologias industriais.

Capacitação profissional

Conheça os cursos cursos técnicos EAD da Firjan SENAI com matrículas abertas.

E-books gratuitos

Clique ao lado e faça o download dos e-books de Automação e Mecatrônica e de Desenvolvimento de Sistemas, preparado por especialistas da Firjan SENAI.

Assista à live completa: