Blog


O desafio de transformar diferentes ingredientes em produtos que encantam clientes está presente na rotina diária de padarias e confeitarias. Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, empresários do ramo de panificação, representados pelo Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias, Panificação, Confeitaria e Afins da Baixada Fluminense (Simapan), estão cada vez mais preocupados em ampliar o portfólio de produtos para aumentar a competitividade e fidelizar o consumidor. Para alcançar esse objetivo, a própria entidade promove diversas capacitações para os colaboradores das empresas filiadas.

Uma delas foi o curso básico sobre teoria e prática de sanduíches e produtos natalinos, realizado conjuntamente pelo Simapan, Academia Bunge e Firjan SENAI no último dia 22/11, na unidade móvel da escola, como parte da programação do Mundo SENAI. A atividade foi conduzida por três chefs especializados em panificação e confeitaria, que apresentaram soluções inovadoras e práticas para o aprimoramento de receitas especiais de sanduíches, panetones e rabanadas.

Ex-aluna dos cursos do segmento de Alimentos e Bebidas da Firjan SENAI, Ana Paula Louro de Carvalho é cabeleireira e moradora da Pavuna (zona norte do Rio). Atuar profissionalmente na culinária é um sonho antigo dela, que pretende conciliar as duas carreiras a partir de 2020. “Era um sonho antigo. Minha ideia inicial é empreender, focando em serviços de coffee break”, disse. Já o empresário Luiz Carlos Lourenço, de Nilópolis, está focado no crescimento dos negócios. Para isso ele aposta em novos produtos e receitas e na qualificação dos colaboradores, que serão precedidos de uma reforma no estabelecimento ainda no primeiro semestre do próximo ano.

Henrique Seita, presidente do Simapan, confirma a oferta de novos cursos em 2020, inclusive para a área de atuação da Firjan Caxias e Região. “Já temos até uma lista de espera para as novas turmas. Existe uma previsão de crescimento de 5% para o setor na Baixada. Diante deste cenário favorável, o empresário precisa inovar e investir na qualificação dos colaboradores. Tudo isso para atender um público cada vez mais exigente”, analisou.

Em 2019, a unidade da Firjan SENAI em Nova Iguaçu formou 144 alunos através de nove turmas dos cursos de confeiteiro, padeiro, fabricação de bolo artístico, confeitaria fina e fabricação de salgadinhos. 

Oficina ensinou teoria e prática de sanduíches e produtos natalinos

Fotos: Vinícius Magalhães