Firjan SENAI se destaca em sistema nacional de avaliação de cursos técnicos | Cursos SENAI RIO

Blog

A Firjan SENAI teve a qualidade de seus cursos técnicos comprovada pelo Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) de 2018, alcançando o percentual de 76% de seus alunos nos níveis adequado e avançado. A avaliação é responsável por analisar as competências dos alunos da rede SENAI de todo o Brasil. O resultado do Rio foi acima da média nacional (75,1%) e também da meta nacional (75%), estipulada pelo Planejamento Estratégico da CNI 2015 – 2022. 

Participaram do SAEP 18 cursos técnicos da Firjan SENAI, distribuídos em 20 unidades, envolvendo a participação de 1.771 alunos na prova objetiva e 968 na prova prática. Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, explica que os estudantes que atingem os patamares adequado e avançado estão em nível de excelência para exercerem a ocupação profissional que escolheram no mercado de trabalho.

“Esse resultado representa e consolida o esforço empreendido por todos ao longo dos anos, na melhoria da qualidade de ensino da Firjan SENAI, evidenciado pelos cursos alinhados com as demandas de mercado, pela capacitação técnica-pedagógica permanente de nossos instrutores, e também pelos processos de avaliação que temos implantado e pela apropriação da metodologia SAEP pelos envolvidos no processo”.

Melo ressalta ainda que, seguindo a métrica anterior do SAEP – o sistema sofreu alteração em 2018 –, a Firjan SENAI vem em uma curva ascendente desde 2014, quando registrou 66,6% dos alunos nos níveis citados, atingindo, em 2018, 85,04%.

Destaques

Na modalidade de prova prática, a Firjan SENAI aparece em 7º lugar na classificação geral, com os cursos de Informática, Manutenção Automotiva, Segurança do Trabalho e Vestuário no topo do ranking nacional, tendo disputado com 11, 12 e 20 departamentos regionais, respectivamente.   

Na prova objetiva, a Firjan SENAI ficou em 8º lugar na classificação geral no ranking nacional. Os cursos de Vestuário e Petróleo e Gás atingiram a primeira colocação, enquanto Meio Ambiente garantiu a segunda posição, e Informática, Soldagem e Comunicação Visual, a terceira. “Cabe destacar que a Firjan SENAI Friburgo ficou entre as melhores escolas do Brasil, com 100% dos 77 alunos que participaram da avaliação atingindo os níveis mais altos nas provas objetivas”, complementa Melo. 

“Eu me mudei de Duque de Caxias para Resende só para fazer o curso técnico em Manutenção Automotiva. Ele foi o pontapé para o meu ingresso no mercado de trabalho”, conta Kauan Santos, que participou da prova e atualmente trabalha na Oca Veículos. 

Danilo Rodrigues, que cursou Informática, também elogia a qualidade de ensino da Firjan SENAI. “Eu gostava da área, mas não tinha conhecimento nenhum. O curso me forneceu todas as instruções necessárias para exercer hoje a profissão”.

Matrículas abertas

As matrículas para os cursos técnicos da Firjan SENAI estão abertas. Entre os destaques, estão os de Manutenção Automotiva, Informática, Soldagem, Comunicação Visual, Logística, Segurança do Trabalho e Petróleo e Gás (modalidade EAD). 

Foto: ilustração curso área automotiva | Crédito: Paula Johas