Blog


Gerar uma consciência enxuta (Lean Thinking) nos alunos é o objetivo do “Pense Lean”, da Firjan SENAI São Gonçalo, ganhador da medalha de prata na categoria Lean Office do “Prêmio SENAI Top Lean 2020”, de abrangência nacional. Criado pelos alunos do curso de Assistente Administrativo, o projeto vencedor disseminou a filosofia que prioriza a redução de custos e a eliminação total do desperdício.

Segundo Cleiton Quaglioz, técnico de Educação da Firjan SENAI, o trabalho desenvolvido pretende enraizar nos alunos esses dois pilares, uma vez que as empresas buscam caminhos que reduzam o tempo gasto em atividades administrativas, aumente a produtividade e a qualidade e ainda diminua os custos. “O profissional com a mentalidade enxuta é muito valorizado, principalmente aqueles que têm um olhar crítico nos indicadores custos, receita e despesas”, acrescenta.

O projeto premiado pelo SENAI DN (Departamento Nacional) foi apresentado a outros 40 alunos da Firjan SENAI São Gonçalo, explicando como o sistema e suas ferramentas auxiliam nos processos e tomada de decisões. “Basicamente, o projeto foi uma conscientização, não houve protótipo. A intenção foi mostrar a importância dos indicadores – custo e desperdício – dentro de uma organização. Com isso, houve uma mudança de mentalidade dos alunos”, enfatiza Quaglioz.

De acordo com Mylena Fernandes, aluna que participou do projeto, o trabalho trouxe conhecimento tanto para os alunos que entraram em contato pela primeira vez com essa metodologia quanto para os que o colocaram em prática. “Nos fez perceber como a filosofia Lean é importante para a vida das empresas e como ela pode ser aplicada em nosso dia a dia também. Entendemos que o método enxuto auxilia na redução de gastos excessivos em todo o processo, para dar mais dinâmica às atividades que podem ser consideradas burocráticas dentro de uma empresa”, reforça a estudante.

No projeto, os alunos analisaram e explicaram a aplicabilidade das ferramentas que compõem o Lean: Diagrama de Pareto, Diagrama de Espaguete, Cronoanálise, 5S e a 5W2H. Com o objetivo de transmitir esses ensinamentos de forma eficaz, os autores da iniciativa realizaram um seminário no qual apresentaram o conteúdo, aplicaram uma pesquisa, com análise e demonstração do resultado, e realizaram um Kahoot, um quiz sobre a cultura Lean, para fixar o aprendizado.

Considerando a importância do tema e o sucesso do trabalho, os alunos informam que é possível aplicar o projeto em outros cursos, sem nenhum custo, em sete dias.