Blog


A Firjan SENAI marca presença no Rio2C – Rio Creative Conference, o principal festival de criatividade e inovação do país, que acontece na Cidade das Artes até 28/04. Uma das iniciativas é um estande onde os visitantes podem aprender, na prática, como os alunos da instituição aprendem. O espaço conta com equipamentos de realidade virtual (óculos e controle remoto) e de audiovisual (câmera e cromaqui), permitindo aos visitantes que joguem três opções diferentes de jogos, enquanto são gravados com o fundo verde. A filmagem é enviada para o e-mail de cada participante.

A imersão é conduzida por Victor Hugo Pereira, estudante de 18 anos da Firjan SENAI, que explica como a realidade virtual pode ser usada nos âmbitos educacional e de entretenimento. “Estudo Programação de Jogos Digitais na Firjan SENAI Maracanã desde o primeiro ano do ensino médio. Essa oportunidade abriu várias portas, como competições, e ano que vem já estarei inserido no mercado”, aposta. O título é oferecido nas modalidades curso técnico ou Ensino Médio da Escola Firjan SESI articulado com curso técnico.

Metodologia da Firjan SENAI

Durante o Rio2C, André Monteiro e Bruno Aguiar, técnicos de Educação Profissional da Firjan SENAI Laranjeiras, apresentaram, em 25/04, os diferenciais da instituição na palestra “Metodologia Firjan SENAI x Tradição de ensino no mundo do trabalho audiovisual”. De acordo com eles, a opção escolhida é a metodologia por competências, que tem como características ser orientada por projetos; ter o aluno como protagonista; ter a prática estimulando a pesquisa; e o estudante experimentando o conhecimento.

“Uma das nossas iniciativas é o Projeto Integrador, que tem como braços a Saga SENAI de Inovação; o aprendizado por meio de nossos FabLabs, bibliotecas, oficinas e sala de aula; e o Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas, no qual as empresas enviam seus desafios e os estudantes pensam em ideias inovadoras para possíveis soluções, desenvolvendo um projeto com protótipo”, detalhou Aguiar.

Entre as possibilidades para o audiovisual, está a imersão em set de filmagens para os alunos, atuando em suas respectivas áreas. Por isso, a unidade de Laranjeiras, já referência no estado para formação profissional no setor, está sendo reformada para atender ainda melhor às demandas do mercado. Hoje, os interessados no segmento já podem escolher entre mais de 60 títulos de cursos profissionalizantes. Conheça as opções voltadas para o audiovisual.

Para Monteiro, essa metodologia vai de acordo com as novas tendências e necessidades de ensino, que não suportam mais o estilo tradicional de educação. “Não devemos tratar o aluno como passivo, recebendo o conhecimento. Ele precisa estar integrado e ser valorizado no processo de aprendizagem”, observou.

Sobre o Rio2C

O Rio2C está acontecendo na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, entre os dias 23 e 28/04. Em formato de conferência, mercado e festival, o evento é uma nova versão do Rio Content Market. Além do setor audiovisual, houve expansão para os segmentos de games, novas mídias, inovação, tecnologia e música.

Os objetivos do Rio2C são antecipar tendências e refletir as dinâmicas do mercado, estimular a criação e fomentar a conexão entre diferentes setores, com palestras, rodadas de negócios, pitchings, exibições de conteúdos, workshops, troca de experiências e informações.

Além das atividades direcionadas ao mercado e aos negócios, o Rio2C abre também seus portões para os fãs e público em geral, com experiências em realidade virtual, lançamento de filmes e séries e apresentações musicais, entre outras ações.

Espaço da Firjan SENAI no Rio2CFotos: Fabiano Veneza

Público experimentando tecnologias da Firjan SENAI