Firjan SENAI e Casa Firjan marcam presença em encontro nacional de Fablabs, na Campus Party | Cursos SENAI RIO

Blog

Representantes dos FabLabs da Firjan SENAI, da unidade de Benfica e da Casa Firjan, participaram do primeiro encontro nacional de FabLabs - o FAB BR1 - durante a Campus Party, em São Paulo.  Além de celebrar a cultura maker, a ideia era manter aberta uma área de criação gratuita para o público do evento. 

"Foi maravilhoso poder trocar experiências com os outros FabLabs do Brasil. Além disso, levamos duas oficinas e ainda ajudamos na Batalha Maker da Campus Party. A equipe da Casa Firjan levou ainda a oficina Futuros Possíveis para o evento", conta Rozeani Araújo, instrutora do FabLab da unidade de Benfica (Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação). As ações foram realizadas entre os dias 13 e 16/2.

Rozeani explica que uma das oficinas foi sobre fabricação de modelos 3D com corte a laser. "Os participantes foram desafiados a criar seus próprios projetos, e todos conseguiram. Para isso, aprenderam a desenhar um modelo 3D, gerar arquivos para corte a laser e de fato cortar seus próprios projetos".

O tema da outra oficina foi "Arremessando para o futuro". Nela, os participantes construíram uma catapulta feita com corte a laser e impressão 3D. "O conceito da catapulta foi inspirado na premissa de que é necessário analisar o passado para olhar o futuro", completa Rozeani.

Futuros Possíveis

Já os representantes do Lab de Tendências da Casa Firjan foram responsáveis por uma oficina que queria inspirar os participantes a desenvolverem um olhar estratégico sobre futuros possíveis. A partir de um tabuleiro de mapeamento de cenários de futuro, desenvolvido pela equipe do Lab, os participantes exercitaram o pensamento em diferentes marcos temporais para compreender algumas dinâmicas em torno da análise de tendências. Ao fim, construíram uma proposta de visão de futuro. 

Além das oficinas, nossas equipes participaram da Batalha Maker da Campus Party (foto acima), alguns dando apoio aos competidores para cumprirem o desafio de construção de troféus, e outros como jurados. Os troféus foram entregues aos participantes do Desafio de Sustentabilidade do evento, organizado pela Discovery Channel. 

Rede internacional

Em março, a Firjan SENAI marcará presença no Fab Learn 2019, congresso de educação maker nos Estados Unidos, apresentando o trabalho desenvolvido pela instituição nos laboratórios

Participantes da oficina Futuros Possíveis, da Casa Firjan. Fotos: divulgação
Equipe da Firjan SENAI no apoio aos competidores da Batalha Maker

Afinal, o que são os FabLabs?

Clique ao lado e saiba mais sobre esses laboratórios e todas as suas possibilidades!