Blog


A usinagem é uma técnica que remonta à Antiguidade, com processos manuais, e evoluiu de tal forma que hoje é executada em máquinas de altíssima precisão, como as máquinas CNC, que funcionam a partir de comandos numéricos computadorizados, os GCode. Considerada uma alternativa prática e econômica em relação a processos como os de moldagem e fundição, a usinagem transforma matérias-primas em peças com nova forma ou tamanho. A usinagem de materiais foi o tema do FabLab Open Day virtual da Firjan SENAI, de 25/11.

Diretamente do laboratório de prototipagem da Firjan SENAI Duque de Caxias, os instrutores Dennison Andrey (técnico em eletroeletrônica e graduando engenharia elétrica) e Antonio Jorge (graduado em Informática, especialista em tecnologias educacionais e estudante de Arquitetura de Sistemas Distribuídos) demonstraram o processo de manufatura subtrativa executado pela máquina de corte e gravação Router CNC. Os professores apresentaram um projeto retrô de um fliperama desde a concepção do desenho, passando pela definição de ferramentas de corte, pela geração do código GCode e a operação da máquina.

O processo, explica Dennison, parte de um projeto em desenho 3D criado num software do tipo CAD, no caso o Fusion 360. “No programa é preciso configurar as tarefas que serão executadas pela Router CNC e depois gerar o código que será lido pela máquina”, destaca.

“A Router CNC pega o código criado para o projeto e o transforma em comandos de ação. Essa máquina trabalha com vários materiais, como madeira, MDF, metal, plástico, acrílico e PVC, entre outros”, acrescenta Antônio. As peças trabalhadas no equipamento produziram as peças que compõem o projeto da máquina de fliperama, apresentada ao final da demonstração.

A próxima edição do FabLab Open Day Virtual será em 16/12, com transmissão direta do FabLab da Firjan SENAI Macaé, e terá como tema a técnica de impressão 3D usando o poliácido láctico (PLA).