Blog


Adesivação para criação de telas de serigrafia e oportunidades de mercado na utilização de plotter de vinil e modelagem 3D foram os principais tópicos do FabLab Open Day Virtual, da Firjan SENAI Friburgo, em 29/04, com os instrutores Fabio Paredes de Oliveira e Felipe Roberto Sanches.

“A serigrafia com adesivos é um segmento que incentiva a criatividade para quem quer empreender. Não precisa de ambiente grande nem muito dinheiro”, analisa Sanches, que cita o mercado promissor nas áreas têxtil, marketing e automotivo. Cursos de desenho, como Corel Draw, e de modelagem virtual foram indicados pelo analista de sistemas.

Para fazer estampas em camisas, copos de acrílico, além de adesivos de segurança em empresas, Paredes explicou que é preciso começar com o desenho no programa Autocad Fusion 360. Ele mostrou ao vivo cada ação. No software, abre-se um novo esboço, e o tamanho da tela que será usada é inserido, criando assim a primeira forma do 3D. Em novo esboço, é trabalhada a imagem desejada. 

A próxima etapa é no programa da máquina de plotagem, o Graphtec Studio. É possível mexer no tamanho da tela e do desenho. “A imagem deve estar espelhada, então é só virá-la horizontalmente, porque o adesivo é colado de um lado da tela e a tinta é passada do outro lado”, detalha Paredes, que é engenheiro de produção.

Depois, a folha de vinil vai para o cortador de plotagem e o adesivo é destacado. “Na hora de aplicar o adesivo precisa ter cuidado para o ar não entrar. Pode-se usar uma espátula ou um soprador térmico para tirar as bolhas”, alerta Sanches. Com a espátula, ele espalha a tinta na tela, que precisa ser fixada numa superfície firme. O soprador também é usado para secar a tinta. Se uma mesma imagem tiver mais de uma cor, é feita uma tela para cada cor. 

O próximo FabLab Open Day Virtual será em 27/06, às 19h, direto da Firjan SENAI Campos, com o tema “Máquina de Corte a Laser”. O evento acontece sempre na última quinta-feira de cada mês.


Cadastro de interesses

Quer ser avisado sobre o próximo FabLab Open Day virtual? Clique, saiba mais e cadastre-se!

Veja como foi o evento virtual: