Blog


Gerar protótipo com qualidade de peça final para ser produzido por uma indústria em grande escala é rotina na vida de instrutores e alunos da Firjan SENAI. O desempenho foi demonstrado pelo “FabLab Open Day virtual – Recursos da impressão digital 3D SLA de resina”, transmitido ao vivo no Youtube da Firjan SENAI, diretamente da unidade Tijuca, em 24/06. 

No quarto encontro da série sobre impressão digital 3D, Lorran Leal Ferreira, instrutor da Firjan SENAI Tijuca na área de energias renováveis, explicou que “o FabLab tem uma responsabilidade social de estar na ponta, de ser a vanguarda da inovação e estar sempre ligado à indústria para facilitar o dia a dia e baratear alguns processos”.  

Para desenvolver essa missão, o também instrutor da unidade, Filipe Dias Pereira, ressaltou que o processo para transformar uma ideia em um protótipo com alto nível de detalhe e precisão começa no planejamento. Nessa etapa, entre outras decisões, é escolhido o tipo de projeto, a máquina e o material. Todo esse cuidado visa encontrar o protótipo mais adequado para a demanda.  

No Open Day, Filipe utilizou os softwares para desenhar, modelar e simular testes para concretizar uma ideia desenvolvida pelo instrutor e pelos alunos. “O objetivo era fazer um aerogerador para o meio urbano e, para isso, havia a necessidade da realização de análises, a fim de alcançar maior eficiência a partir das hélices, o que foi trabalhado no laboratório”, justificou. 

Nesse caso, ficou evidente a importância da realização de análises, uma vez que os testes identificaram falha na primeira hélice desenvolvida. Lorran explicou que o primeiro projeto idealizado para o aerogerador vertical não se mostrou eficaz, porque não estava proporcionando uma boa ventilação. Por isso, foi necessário pensar em um novo modelo, que afinal foi o escolhido por apresentar maior eficiência. 

Além de atender o segmento de energias renováveis, a resina também pode ser utilizada, entre outras, na indústria da construção civil e na área de odontologia, como moldes dentários, adequando apenas o material para cada aplicabilidade. E para mostrar a riqueza de detalhes que a impressora 3D permite, os instrutores apresentaram protótipos de anéis delicados em formato de flor ou o usado pelo super-herói Lanterna Verde e ainda uma miniatura impressa da Torre Eiffel. Tudo com riqueza de detalhes. 

O próximo FabLab Open Day virtual será em 29/07, às 19h, direto da Firjan SENAI Jacarepaguá, sobre IoT (internet das coisas), com eletrônica Arduíno e automação. O evento acontece sempre na última quinta-feira de cada mês.

Cadastro de interesses

Quer ser avisado sobre o próximo FabLab Open Day virtual? Clique, saiba mais e cadastre-se!

Veja como foi o evento virtual: