Blog


O desenvolvimento de um produto de qualidade é impensável nos dias de hoje sem que ele passe por uma etapa de prototipagem. E na era digital essa possibilidade torna-se mais efetiva, pois permite testes e ações corretivas a custos ainda mais baixos, evitando desperdício de tempo, dinheiro e materiais. A Firjan SENAI promoveu, em 28/10, mais uma edição do FabLab Open Day com o tema “Fabricação Digital − Criação, Modelagem e Prototipagem”.

A live foi comandada por dois instrutores da Firjan SENAI Itaguaí: Carlos Alexandre Vargas da Cruz e Uender Leal Pereira da Silva. Eles apresentaram as instalações do FabLab daquela cidade, com destaque para os equipamentos que auxiliam os alunos em seus projetos, como o minicentro de usinagem CNC, impressoras 3D e os softwares que rodam as simulações

Na transmissão foram mostradas a prototipagem de três projetos de perfis distintos: um conjunto mecânico, uma minigeladeira de 12 volts e uma tábua de carnes, compreendendo as etapas de modelagem 3D, usinagem personalizada, corte a laser e circuito eletrônico. Os instrutores demonstraram, passo a passo, a utilização de softwares como o Fusion 360, da família Autodesk, e o Fritzing, usado na simulação de componentes eletrônicos.

“O Fusion é usado em diversas áreas do mercado de trabalho. Com ele é possível criar os modelos dos projetos em 3D, que podem ser compartilhados em outras fases do processo”, destaca Carlos Alexandre, que é graduado em Petróleo e Gás, com especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação.

Exemplo disso é o projeto da minigeladeira, que pode ser alimentada até por uma bateria de carro. Ela passou pelo simulador mecânico e pelo eletrônico antes de receber a prototipagem.

Graduado em Matemática com especialização em Automação de Processos Industriais e Robótica, Uender informa que esses softwares têm licenciamento gratuito para estudantes. “O Fritzing, inclusive, é um programa open source, que possui uma comunidade atuante nas redes sociais”, conta.

Focado na resolução de desafios reais que os alunos recebem em sala de aula ou até trazem de suas empresas, o FabLab Open Virtual oferece, sempre na última quinta-feira de cada mês, um panorama das possibilidades da inovação na indústria. O tema do próximo programa será o setor moveleiro, com a aplicação do equipamento router CNC, de corte a laser, com instrutores da Firjan SENAI Duque de Caxias.

Assista: