Blog




Estudantes da Firjan SENAI SESI visitam Veste Rio

Um grupo de 30 alunos do Espaço da Moda da Firjan SENAI, de Nova Friburgo, e 27 da Escola Firjan SESI de Duque de Caxias visitaram o Veste Rio, um dos principais eventos do segmento no país, que acontece de 17 a 21/10, no Píer Mauá, na região portuária do Rio. Para os jovens que já optaram por seguir carreira na área, o objetivo da visita, em 18/10, foi aproximar os alunos das marcas para fomentar o conhecimento e trazer as experiências das empresas para esses criadores.

O grupo conversou com empresários que participam do Salão de Negócios, para conhecer as diferentes estratégias das confecções, e com Flavia Martorelli, diretora Comercial da feira. “Fiz questão de acompanhá-los, porque esses jovens são o futuro do nosso mercado, que vive em constante transformação. O evento precisa de marcas que estão começando, não só das grandes. A visita ajuda a trazer os estudantes para a realidade do mercado”, ressaltou Flavia.

Vitrine para criações dos alunos

Além disso, o Espaço Firjan no Veste Rio apresenta seis projetos inovadores, criados pelos estudantes a partir de novas tecnologias, como a prototipagem 3D. Amanda Silva Gonçalves, do curso de Modelismo, e Juliana Fernandes Braz, que se formou em Assistente de Moda e agora estuda Modelagem e Moda Íntima, apresentaram o corsolet criado em software e impresso em 3D. “Fizemos uma criação fashionista, que no futuro poderá ser feito em casa pelas pessoas”, explicou Amanda. Os projetos foram desenvolvidos para a Fevest 2018, no âmbito do projeto Novos Talentos.

As crianças, por sua vez, com idades de 8 a 10 anos, visitaram a feira e participaram do projeto Despertar para a Moda, da Firjan, com uma oficina de customização de roupas. A ideia foi chamar a atenção dos alunos para as carreiras desse segmento.

Renata Oliveira, de 9 anos, ficou encantada com o novo universo que se abriu. “Vi coisas que não sabia que existiam, como o reaproveitamento de materiais. Descobri que eu também posso criar. Minha blusa poder virar um top, por exemplo. Vou reaproveitar várias roupas que não uso e espalhar a ideia para as amigas”, contou ela.

Uma das patrocinadoras do Veste Rio, a Firjan levou 29 empresas para o evento, sendo 23 com estandes na área de negócios e no outlet, além de seis no marketplace Sou do Rio