Blog


Dois alunos da Firjan SENAI conquistaram a medalha de bronze na seletiva para competição WorldSkills 2022, na ocupação Indústria 4.0. “É o primeiro mundial que terá essa ocupação.  A indústria 4.0 abrange as aplicações de internet das coisas (IoT) e da automação em uma planta industrial. Os alunos fizeram um trabalho de aperfeiçoamento na planta da indústria 4.0 da FESTO, envolvendo-se em novas habilidades e competências”, explica Adilson Dantas, especialista técnico de Educação Profissional da Firjan SENAI.  

Os competidores Caio Bruno Loureiro e Juan Lemos Rosa eram alunos do Instituto SENAI de Tecnologia de Automação Industrial, em Benfica, e foram orientados para a competição pelo instrutor e avaliador Thiago Câmara. Juan comemora a medalha e o aprendizado: “Aprendi a me desenvolver lendo a documentação dos equipamentos. Consegui muita experiência. Fui amadurecendo durante a competição. Bem bacana participar de algo do tipo”, ressalta ele.    

Aluno do curso técnico de Instrumentação Industrial, Juan conta que por seis meses ele e o colega de equipe se prepararam em tempo integral. Na semana de 6 a 11/12, participaram da seletiva, em São Paulo, com o equipamento de última geração da Festo. Caio Bruno reconhece que o evento lhe mostrou as inúmeras possibilidades de um curso técnico: “Essa competição visa avaliar os melhores profissionais em cada estado, mas oferece muito mais do que isso. O conhecimento que eu adquiri e as habilidades que desenvolvi são coisas que jamais poderia imaginar”, destaca o técnico em Mecatrônica.  

Os medalhistas foram alunos do Instituto Firjan SENAI de Tecnologia de Automação Industrial, em Benfica
Caio Bruno Loureiro e Juan Lemos Rosa fizeram um trabalho de aperfeiçoamento na planta da indústria 4.0 da FESTO

A tecnologia da Indústria 4.0 ainda é novidade nas plantas industriais brasileiras. “A automobilística é uma das que está mais alinhada. Monta várias versões de modelos de carros diferentes ao mesmo tempo. É uma programação de automação inteligente, explica Dantas.   

 Até março, mais 14 ocupações, ligadas a diversas atividades profissionais da indústria como Integração Robótica e Manufatura Aditiva, vão participar das seletivas WorldSkills, representando a Firjan SENAI. Em Jogos Digitais, uma equipe do Rio de Janeiro disputa o desempate da medalha de prata com a do Paraná, o que pode valer ouro. Somente a equipe em primeiro lugar em cada modalidade segue para a etapa mundial.