Blog


Até 2024, o número de residências com energia fotovoltaica será ampliada em 150 vezes, passando das 8 mil unidades observadas em 2016 para 1,2 milhão. Esses números, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), evidenciam o aumento da demanda de energia renovável no Brasil, trazendo à tona a necessidade de profissionais especializados nessa cadeia. O alerta é de Sérgio Andolfo, especialista em Educação Profissional da Firjan SENAI, que participou da live “Desafios da Construção Civil: Digitalização e Sustentabilidade”, promovida pela instituição, em 26/10.

Segundo ele, os novos cursos técnicos da Firjan SENAI vão contribuir para a formação de profissionais nessas áreas, na Firjan SENAI Tijuca. O espaço oferece laboratórios que atendem a novas tecnologias, equipados, por exemplo, com painéis solares, turbinas eólicas, estação para monitoramento desses sistemas, área de aquecimento solar e de diagnóstico de eficiência energética. A Firjan SENAI ampliou ainda o escopo da escola, enfatizando a educação a distância, com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem. Entre os cursos já agendados estão o de Sistema de Energias Renováveis e o de Técnico em Edificações, ambos com início em fevereiro de 2021.

Flávia Bozzolla, gestora executiva de Sustentabilidade e Relações Institucionais da construtora MRV, corrobora essa necessidade. Ela explicou que hoje o foco da empresa envolve a implementação de usinas fotovoltaicas, importantes para contribuir com uma matriz energética mais limpa, mas ressalta que só existe desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental pautado em educação. A executiva prevê que, até 2023, a oferta de energia renovável será realizada para um contingente de mais de 300 mil pessoas, num planejamento que envolve mais de 350 empreendimentos.

Ao comentar a sustentabilidade no âmbito da geração de energia baseada em fontes renováveis, Bernardo Palma, analista de Educação da Firjan SENAI, disse que as empresas estão preocupadas e buscando novos caminhos “para minimizar a maneira como estamos conduzindo o consumo no mundo”.

Para Cristiane Magalhães, especialista em Construção Civil na Firjan SENAI, a digitalização para o setor da construção civil é muito forte, trazendo um novo universo para o trabalhador, que precisa ser capacitado. “Estamos passando por um momento de disrupção, e todas as cadeias produtivas precisam de novos profissionais com competências que muitos de nós ainda nem conhece. A capacitação é o caminho para que a gente consiga encontrar esse nicho de mercado”, analisa. Ela destaca ainda que a Firjan SENAI tem trabalhado bastante para prover a capacitação do profissional que não é mais do futuro, é do presente. 

Capacitação profissional

Conheça os cursos cursos técnicos EAD da Firjan SENAI com matrículas abertas para Construção Civil.


E-books gratuitos

Clique ao lado e faça o download dos e-books de Edificações e de Sistema de Energias Renováveis, preparado por especialistas da Firjan SENAI.

Assista à live completa: