Blog


Renato Santos trabalhava como motorista de aplicativo, mas sempre quis investir em eletroeletrônica. Com o tempo reduzido, não pensou duas vezes quando viu as inscrições abertas para o curso técnico a distância em Eletroeletrônica na Firjan SENAI.

“Eu já havia feito cursos a distância anteriormente e sabia que me trazia muitas vantagens, porque podia organizar meu próprio tempo. A experiência na Firjan SENAI foi excelente. Eu realizava diversas atividades pela plataforma online e podia tirar dúvidas em aulas presenciais uma vez por semana, o que era o complemento perfeito”, conta Santos que, graças ao curso, hoje trabalha em uma empresa, na área de sua formação. 

Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais da Firjan SENAI, explica que, para pessoas com agendas atribuladas, a flexibilidade é o grande diferencial da educação a distância (EAD). “Para o profissional que trabalha em escala, por exemplo, é muito complicado seguir o ritmo presencial tradicional. A EAD oferece essa grande vantagem, mas é preciso reforçar que há uma programação a ser seguida. A diferença é que cabe ao aluno decidir como ele distribuirá as suas horas de estudo”, explica. 

O aluno de um curso técnico EAD realiza 80% de suas atividades através de um ambiente de aprendizagem virtual, no qual ele é orientado e estimulado por um tutor. Há também momentos de interação em grupos e com o professor via chats, em que dúvidas podem ser debatidas e solucionadas. 

Já os encontros presenciais ocupam 20% da carga horária. É nessa hora que o aluno irá colocar em prática o estudo realizado durante a semana, tendo contato com máquinas e equipamentos. 

O valor do certificado EAD

E para quem pensa que um certificado de EAD não tem o mesmo peso do que o de um curso técnico inteiramente presencial, Fonseca enfatiza que a qualidade é rigorosamente a mesma. “É preciso quebrar essa ideia de que a EAD é diferente do ensino presencial em termos de qualidade. Trata-se apenas de uma estratégia de ensino distinta, mas o certificado é o mesmo. O profissional sairá com as mesmas competências e será reconhecido da mesma forma”. 

Para favorecer o processo de aprendizagem EAD, a Firjan SENAI tem avançado cada vez mais na utilização de tecnologias da informação para construir os cursos, tornando seus ambientes de aprendizagem próximos da realidade. 

Giancarlo Souza fez à distância o curso técnico de Segurança do Trabalho, quando morou temporariamente em Macaé. Ao final, voltou para Salvador e mudou de cargo na Petrobras, onde é concursado. “O curso atendeu a expectativa. Fui reclassificado e hoje sou técnico de Segurança do Trabalho. É uma área de mais estudos e de atualização constante”, conta ele. Este ano, o curso da Firjan SENAI ficou em primeiro lugar na prova prática do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional (Saep), competindo com 20 departamentos regionais do SENAI. Há turmas abertas para o segundo semestre de 2019, em Instituto SENAI de Tecnologia Solda da Firjan SENAI, Friburgo, Macaé e Petrópolis.

Descontos

Com os Cursos Técnicos da Firjan SENAI, você fica preparado para o mercado e também para a graduação. Estudando com a gente, você tem credibilidade no ensino e conexão com institutos de inovação e tecnologia. 

A Firjan SENAI está oferecendo 50% de desconto na primeira mensalidade nos Cursos Técnicos Presenciais e EAD do segundo semestre de 2019, em toda a rede do estado do Rio. Para saber tudo sobre a nossa política de descontos, basta clicar no botão abaixo.

Cadastro de interesses

Quer saber das novidades dos cursos técnicos da Firjan SENAI, presenciais e EAD? Cadastre-se ao lado para receber informações! 

Foto: ilustração Firjan SENAI | Curso área elétrica. Crédito: Paula Johas