Blog


Foto: Carlos Mafort/Sistema FIRJAN

Alunos apresentaram inovações que propõe soluções para o cotidiano das indústrias de Nova Friburgo

Uma banca formada por educadores e empresários de diversos segmentos selecionou nesta quinta-feira (26) quatro projetos que seguirão para a próxima fase do Desafio SENAI + Indústria, o Pré-Acelera. Estudantes do SENAI Nova Friburgo colocaram a criatividade em prática para convencer o júri técnico sobre a eficácia, importância e aplicabilidade de suas propostas, que agora ganharão uma consultoria técnica para transformar suas ideias em negócios inovadores.

Mais de 50 jovens participaram apresentando 13 projetos. Os aprovados agora passam por um período de incubação dentro do FabLab e dos espaços de coworking da unidade do SENAI, sob orientação de monitores e especialistas. A intenção é dar vida às soluções propostas, ou seja, transformar as ideias em planos de negócio capazes de conquistar o mercado e serem utilizados pelas empresas. 

“Há uma evolução grande dos projetos em relação aos últimos anos. As inciativas apresentadas aqui são coisas do mundo real, inovações com aplicações para o dia a dia das empresas. É um trabalho que mostra uma mudança de pensamento dessa geração de novos profissionais”, explicou o empresário Claudio Tangari, presidente do Sindmetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Nova Friburgo).

Entusiasta do Desafio, Tangari acredita que o novo processo de preparação dos alunos podem contribuir significativamente para a indústria do Rio de Janeiro. “Estes jovens mostram um olhar para o futuro, onde as relações de trabalho serão diferentes e  exigirão competências e diferenciais dos trabalhadores”, completou. 

Sócio de uma startup, Júlio Erthal ficou impressionado com a capacidade empreendedora dos jovens. “É incrível ver jovens propondo soluções reais. Ações inovadoras aplicáveis ao cotidiano das empresas e mais do que isso, empreendendo mudanças dentro de uma própria organização”, afirmou. 

Nesta fase, as indústrias que inscreveram suas demandas no Desafio vão apadrinhar os projetos, criando uma interface de comunicação com os alunos e indicando os caminhos corretos para sua concretização. Através de uma parceria, estudantes do curso de Engenharia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e ligados a empresa-júnior da faculdade, também prestaram consultorias promovendo a troca de conhecimentos.

A seleção dos projetos que seguirão para a próxima fase também será feita em 09 de novembro em Campos.

Saiba mais sobre os projetos selecionados para o Pré-Acelera:

- Fim da etiqueta que incomoda – Pensando em solucionar a questão das etiquetas de composição que são cada vez maiores e incomodam, o projeto pretende desenvolver uma etiqueta a base de látex capaz de proporcionar mais conforto ao usuário, evitando a retirada dela e mantendo as informações necessárias sobre os cuidados com a peça. 

- Bow Arc – Aparelho semiautomático que utiliza um pistão pneumático para facilitar o processo de introdução do arco no viés do sutiã com bojo. O processo é utilizado em todas as empresas do setor de confecção da moda íntima. A inovação permite inclusive que pessoas com deficiências em membros inferiores utilizem o equipamento.

- Dobrador e Embalador de Roupas Íntimas - Equipamento composto por uma esteira e empacotadora capaz de fazer a dobragem das roupas íntimas nas confecções e o empacotamento das peças, ampliando a produtividade e permitindo uma contagem fiel da fabricação. 

- Automatização de Montagem de Cilindro de Fechaduras - Solução para um processo que pode demorar horas e utiliza mais de 40 componentes. O equipamento automatiza o processo de separação dos itens tornando-o mais barato do que os disponíveis no mercado, já que utiliza uma mesa giratória e um modelo de panelas vibratórias para alimentação de pinos e contrapinos. A proposta reduz as chances de problemas ergonômicos por parte do trabalhador e pode ampliar a capacidade produtiva em até 10 vezes.