Blog


Chegou ao fim a fase Pré-Acelera do segundo ciclo do Desafio SENAI + Indústria. Quatorze projetos desenvolvidos a partir de problemas reais de empresas foram apresentados no "Demoday", em 15 de maio para uma banca de possíveis investidores do mercado. Duas equipes foram selecionadas para passarem dois meses na Incubadora OITO, da Oi, e convidadas a apresentarem suas ideias no desafio de startups do evento Startup Insight & Connection (SIC), que acontece em 4 de junho, no Museu do Amanhã.

BowArc

Um dos projetos escolhidos foi o BowArc, uma máquina capaz de semiautomatizar o processo de introdução do arco no viés do sutiã com bojo, utilizando um pistão pneumático. “Ganhar o reconhecimento de que nossa ideia nos dá muita confiança para continuar. Vamos trabalhar intensamente para que nosso produto seja aprimorado e chegue ao mercado”, disse Gabriel Moreira, estudante do SENAI Nova Friburgo. De acordo com ele, algumas empresas interessadas já entraram em contato com o grupo. 

DERI

A segunda equipe premiada foi a que desenvolveu a máquina semiautomática DERI, que realiza a dobragem, embalagem e contagem na produção da roupa íntima, substituindo um processo manual e lento. O ganho pode chegar em 240% de produtividade. “Estamos no caminho certo de conseguir abrir nossa própria empresa e vender ou alugar nosso equipamento”, destacou Luiz Fernando, aluno do SENAI Nova Friburgo.

Carlos Junior, fundador da Sai do Papel, idealizadora do SIC e aceleradora parceira da FIRJAN, ressalta que a presença desses dois projetos com potencial de ganharem o mercado será importante no evento. “Teremos investidores e empreendedores presentes no dia, que poderão apoiar esses jovens”, ponderou.

Para Bernardo Estefan, gerente de Desenvolvimento de Alianças do OITO, passar 60 dias na incubadora ajudará os estudantes a ampliarem seu networking e conhecimentos: “O SENAI é uma rede muito qualificada e, juntos, temos que fomentar a inovação para dinamizar nosso estado”. 

Confira tudo que rolou no Demoday!

Saiba mais sobre o Desafio SENAI + Indústria.