Da Olimpíada do Conhecimento para o mundo | Cursos SENAI RIO

Blog


O que pode transformar a vida de um jovem que está iniciando a vida profissional? Dedicação e superação não podem faltar, e se somados à participação em competições como hackathons e torneios, esses fatores podem ser um grande diferencial num mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A Olimpíada do Conhecimento é uma dessas possibilidades

A competição é realizada pelo SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, com o apoio de empresas e outras organizações, e é a maior competição de educação profissional e tecnológica das Américas. 

Desde 2001, a disputa reúne alunos dos SENAI de todo o Brasil e, hoje, o evento é uma importante vitrine para o mercado de trabalho e comprova a excelência dos profissionais formados pela Firjan SENAI no estado do Rio, e em todo o país.

Dentro da Olimpíada, os jovens têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades pessoais e técnicas em ocupações profissionais de sete áreas tecnológicas, elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e com um olhar para os avanços tecnológicos. Dessa junção, surgem alunos engajados e projetos inovadores!

Antes de uma competição, a Olimpíada do Conhecimento é um dos instrumentos de avaliação e aperfeiçoamento permanente das ações educativas do SENAI, na busca de melhorias contínuas que garantam sempre uma formação profissional de qualidade, e o desenvolvimento em nível de excelência dos jovens que dela participam.

Após as etapas escolar, estadual e a seletiva para a WorldSkills, são definidos os representantes brasileiros na WorldSkills Competition - maior olimpíada de profissões técnicas do mundo.

Até aqui, os participantes já amadureceram muito tecnicamente e ganham ainda mais confiança em sua própria atuação profissional.

Sob esse aspecto, eles ganham visibilidade e reconhecimento, pela bagagem técnica e experiência adquirida ao longo do processo formativo e da competição em si. Tornam-se profissionais cada vez mais atentos às novas tecnologias e tendências setoriais. Alinhados também a fatores de produtividade e qualidade na execução das atividades, com competências intimamente ligadas às competências dos profissionais do futuro, estando ainda mais bem formados para serem contratados pelo mercado.

Já na WorldSkills – maior competição de educação profissional do mundo - são reunidos os melhores alunos de mais de 60 países dos quatro cantos do planeta. Em 2011 e em 2015, dois estudantes formados pela Firjan SENAI foram campeões mundiais, ambos da área de joalheria. Até hoje, o Brasil já acumula 134 medalhas.

Neste ano, fomos à competição, em Kazan, na Rússia, representados por dois alunos Ralph Crespo, na modalidade de Soldagem, e Victor Ribeiro, em Joalheria. Em suas modalidade, os dois foram premiados: o Ralph foi 3º colocado em Soldagem, ganhando a medalha de bronze e Victor recebeu o certificado de excelência internacional em Joalheria.

Eles começaram a trajetória no torneio na fase escolar de 2017 e no final de 2018, eles conquistaram a vaga para participar da competição mundial, após vencerem a Seletiva WorldSkills (antiga etapa nacional). Desde então eles passaram a treinar em Brasília sob gestão técnica de experts, realizando um trabalho de aperfeiçoamento profissional.  

Por fim, todo esse processo vem fortalecer as ações efetivas da Educação Profissional na vida dos alunos-competidores, ampliando suas competências e tornando-os referenciais aos demais alunos e ao mercado de trabalho, o que para nós da Firjan SENAI é um grande orgulho, vermos a força da transformação que a Educação Profissional permite na vida dos nossos alunos, a ponto de colocá-los entre os melhores do mundo.