Blog


Curso técnico ou faculdade? Qual a melhor opção para investir? A resposta não precisa ser um ou outro. As duas alternativas podem funcionar de forma complementar e, muitas vezes, o curso técnico serve até mesmo como via para o ensino superior.

Beatriz Dolores não tinha pretensões de ingressar na faculdade, quando resolveu fazer o curso de Mecânica Industrial da Firjan SENAI para conseguir uma posição no mercado de trabalho. Mas quando teve contato com os conteúdos técnicos, se apaixonou pela área.

“As matérias e as experiências nas oficinas práticas, principalmente, me deram a certeza de que aquele era o campo que eu queria atuar. A Firjan SENAI despertou uma sede de conhecimento e me abriu um mar de possibilidades, me ajudando a descobrir o que eu de fato queria fazer”, conta. Hoje, Beatriz está no segundo período da faculdade de Engenharia Mecânica e não pretende parar por aí: almeja uma pós-graduação assim que se formar. 

Beatriz, inclusive, foi uma das estudantes da Firjan SENAI a desenvolver um projeto que realizou o sonho de uma criança portadora de deficiência: andar de bicicleta. Clique aqui para conhecer essa história.

Segundo Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais da Firjan SENAI, o caso de Beatriz é muito comum. “Muitos jovens do Ensino Médio que fazem a capacitação técnica são atraídos pelo ingresso mais rápido no mercado, já que ele valoriza, cada vez mais, esse tipo de formação, mas também veem nos cursos um campo de experimentação. A vivência com os conteúdos facilita o processo de escolha profissional, porque o aluno se confronta com a parte aplicada e se interessa por áreas mais tecnológicas, por exemplo”, explica Fonseca, complementando que esse contato prévio ainda serve de suporte para o desempenho acadêmico do aluno no nível superior.  

Thalis Dornelas já estava trabalhando quando optou por uma formação técnica na área de mecânica da Firjan SENAI, mas queria continuar se aprimorando. “Acho que tudo só vem a somar. A capacitação técnica e a faculdade não precisam competir entre si. Fiz o curso técnico para me aperfeiçoar e crescer ainda mais na carreira, pois vejo que o mercado reconhece quem busca uma boa qualificação, como a que recebi na Firjan SENAI. A faculdade em Engenharia de Automação, posteriormente, foi um passo natural”. 

Matrículas abertas

A Firjan SENAI está com matrículas abertas para os cursos técnicos EaD, com início das aulas em 03/02/2021.


Foto: ilustração Firjan SENAI | Curso Mecânica. Crédito: Paula Johas