Criatividade e inovação em destaque na Mostra Firjan SENAI de Projetos Integradores | Cursos SENAI RIO

Blog

Nos dias 27 e 28 de novembro, nossos alunos em todo estado se reuniram para apresentar os resultados do Desafio SENAI + Indústria, que mobiliza os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras para problemas enfrentados pelos setores industriais fluminenses. As unidades receberam diversos visitantes, como empresários e estudantes de ensino médio, para conhecerem suas criações. 

Além de serem elaborados a partir de demandas reais, os projetos são criados com apoio do que há de mais moderno no universo da Educação Profissional, como o FabLab, nosso laboratório de prototipagem. Junto com os projetos do desafio, também foram expostas outras criações de finais de curso dos nossos estudantes. 

No nosso Instituto SENAI Automação e Simulação, a galera deu um novo significado ao termo Rainha da Sucata. A Scrap Printer, projeto de alunos do curso de aprendizagem em Eletricista Industrial é o maker do maker. Luiz Sena, Nathan Campanhão, Ramon Rodrigues e Rodrigo dos Santos criaram uma impressora 3D de baixo custo. A máquina, feita com reaproveitamento de sucata de componentes de DVD e computadores, custa menos de 20% do preço do equipamento mais barato do mercado, que vale R$ 2.500 aproximadamente, segundo os jovens. 

A demanda surgiu inicialmente de uma empresa que compra e revende peças diversas e queria uma opção de impressora 3D barata para poder fabricar, ela própria, suas peças. Mas ao final o grupo notou que poderia fazer um equipamento acessível para as pessoas que, como eles, estão mergulhadas na cultura maker. 

Scrap PrinterProjeto dos alunos do IST Automação e Simulação (foto: divulgação)