Blog


Com um público cada vez mais exigente, a cerveja artesanal brasileira ganha relevância e conquista o mercado. A paixão pela bebida e o anseio de aprimorá-la dão origem a novos investimentos no segmento, e, juntos com eles, surgem produtos exclusivos.

Por isso, confira abaixo a lista de 5 tendências específicas do mercado cervejeiro, preparada por especialistas da Firjan SENAI, que dão um panorama da diversidade de temas explorados e boas razões para se investir em capacitações no setor.

1) Novos sabores - O mercado de cervejas tem buscado cada vez mais a utilização de novas matérias-primas, tecnologias e insumos, com o objetivo de trazer novos sabores e aromas à bebida. E o Brasil está em posição de destaque como fornecedor de matéria-prima, pela grande variedade de frutas disponíveis no país, e também pelos tipos de madeira utilizados no envelhecimento das bebidas.

2) Novos microrganismos - A indústria cervejeira tem investido em novidades na produção. Bactérias e leveduras, antes tratadas como contaminantes, hoje fazem parte do processo de fabricação. Novos microrganismos têm sido testados, criando percepções sensoriais da bebida, que durante muito tempo primou pela tradição em sua fabricação.

3) Mercado fitness e nutrição - Cresce a produção de cervejas low carb e sem álcool, para atender a clientes mais conscientes de que o consumo da bebida pode estar atrelado ao conceito de uma vida saudável.

4) Automatização - O emprego de novos sistemas de produção e de níveis automatizados dos processos de fabricação garante a padronização da bebida, além de minimizar o risco de problemas que possam pôr em xeque a qualidade da cerveja e a saúde do consumidor.

5) Delivery - O sistema de entrega em domicílio chegou para ficar. De olho na qualidade desse serviço, as cervejarias passaram a dar mais atenção às questões de distribuição, transporte e armazenamento dos produtos, de forma que o produto chegue ao consumidor o mais fresco possível.

Conheça o curso técnico em Cervejaria

Matrículas abertas! Clique e faça a sua inscrição.


“Estamos preparados para atender os desafios na área tecnológica, e o mercado cervejeiro merece atenção. O curso técnico é de alto padrão, reconhecido pelo MEC e pelo Conselho Regional de Química. Teremos também aperfeiçoamentos mais curtos, sobre áreas como segurança dos alimentos e logística”, esclarece José Gonçalves Antunes, especialista técnico de Educação da Firjan SENAI em Alimentos e Bebidas, que comandou uma live sobre o mercado de cervejas no Canal da Firjan SENAI no YouTube.


Foto: Renata Mello