Blog



Escolher um curso pode parecer uma tarefa fácil para alguns e extremamente difícil para outros. Para realizar essa decisão é preciso analisar alguns pontos específicos em cada campo de atuação, como identificação pessoal com a área, tendências do mercado industrial, média salarial e a infraestrutura do ambiente de aprendizado. 

Luciana Vieira, coordenadora pedagógica da Firjan SENAI, explica que os cursos técnicos são caminhos mais curtos e eficientes para quem deseja começar a atuar no mercado de trabalho. Ela afirma que, para pessoas que querem experimentar uma profissão pela primeira vez ou anseiam mudar de ocupação, tais cursos são uma ótima escolha.  

 Confira abaixo cinco dicas oferecidas pela Luciana para selecionar um curso técnico. 

1.      Analise o seu perfil 

O primeiro ponto para escolher um curso técnico é avaliar o seu próprio perfil. O autoconhecimento é a chave para essa etapa fundamental. Tentar estabelecer quais são as áreas que você tem mais interesse e identificação são atitudes que podem te ajudar neste processo. 

Hoje, cada vez mais, surgem novas profissões no mercado de trabalho. Por isso, é preciso entender qual o seu perfil profissional e em que campo industrial você se encaixa melhor.  

2.      Pesquise sobre os cursos técnicos 

Essa etapa é indispensável. Pesquisar sobre os diversos cursos técnicos faz com que você tenha uma noção ampla da abrangência da ocupação no mundo do trabalho. A atuação de um técnico possui múltiplas facetas. Explore-as! Assim, é mais fácil definir qual curso você tem uma maior identificação profissional.

 A Firjan SENAI está oferecendo 16 títulos em diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro na campanha de Cursos Técnicos 2023.2. Após essa busca, elenque suas prioridades.  

 3.      Observe as tendências do mercado  

Nos últimos anos, as profissões técnicas passaram por inúmeras transformações no mercado de trabalho. O século XXI é marcado pelas grandes mudanças tecnológicas nos processos de automação e na Indústria. 

 É importante estar atento às tendências do mercado industrial. Certifique-se de que o setor técnico da sua preferência não vá desaparecer e que ele te ofereça possibilidade de crescimento profissional no futuro.  

 4.      Verifique a média salarial dos cursos 

De acordo com o levantamento da Firjan, a partir de dados do Ministério do Trabalho, em 2022, o salário médio inicial dos profissionais técnicos fluminenses foi de R$2.527, 21% superior à média do mercado de trabalho formal fluminense como um todo (R$2.091). Pode-se observar que houve um aumento na média salarial dos profissionais técnicos do estado do Rio de Janeiro.

 Caso a estabilidade financeira do profissional técnico a ser selecionado seja uma prioridade na sua lista, investigue a média salarial de cada setor industrial.  

 5.      Conheça a estrutura da escola 

Ir em uma escola e conversar com um instrutor é uma ótima opção para ter uma noção maior da área interessada na visão de um profissional. Além disso, conhecer a estrutura da escola é uma possibilidade de analisar pessoalmente se o ambiente é adequado para o ensino de cada profissão técnica.  

 A Firjan SENAI possui os melhores instrutores capacitados do mercado, ambientes para realizar simulações, salas de aula com equipamentos de alto nível e uma metodologia que busca articular a teoria com a prática.  

 As vagas estão abertas para as matrículas! Até o dia 26/07/23, a primeira mensalidade conta com 70% de desconto. Não fique de fora dessa! 

 Clique aqui para informações e inscrições: Cursos técnicos 2023 | Cursos Firjan SENAI