Alunos da Firjan SENAI vão representar o estado do Rio de Janeiro nas seletivas para o WorldSkills 2022 | Cursos Firjan SENAI

Blog

Dois alunos da Firjan SENAI Nova Friburgo vão representar o estado do Rio de Janeiro nas seletivas para o WorldSkills 2022 – a competição internacional com alunos de formação profissional do mundo inteiro. De 07 a 11/3, Hugo Castelas Lack Veiga e Paulo Roberto Ramos da Silva Kerer, disputarão em Campinas, com equipes de Minas Gerais, Bahia e São Paulo a vaga para representar o Brasil em Shanghai, na China, em outubro deste ano, na ocupação Futures Skills - Integração de Sistemas Robóticos. Ao todo, 21 alunos da Firjan SENAI, de 19 ocupações, participam dessa etapa, prevista para terminar em março.

Para Antônio Carlos Guzzo, instrutor de mecatrônica da Firjan SENAI, que vai acompanhar os competidores na próxima semana, é muito significativo ter uma equipe friburguense representando o Rio nessa competição. 

“Ter alunos do interior representando o Rio de Janeiro mostra como a nossa unidade é referência no estado. Nos esforçamos com treinos intensos e muita dedicação para que esse resultado seja alcançado. Estamos a um passo de nos tornar os melhores do mundo nessa categoria e isso é motivo de muito orgulho”, disse o treinador. 

A nossa maior expectativa é deixar um legado para o estado do Rio com toda a estrutura e entendimento da mecatrônica. Poder fazer isso em Shanghai representando o Brasil vai ser um grande marco”, conta Hugo. 

Para Paulo Roberto, valeu a pena ter se dedicado e, principalmente, ter feito a escolha do curso de mecatrônica: 

“Tem que se dedicar bastante, estudar muito, mas principalmente, gostar do que faz. Vale a pena esse esforço para sentir orgulho do que estamos construindo para a nossa cidade, estado e país”, disse o estudante. 

Sobre a competição:

Até julho, a equipe brasileira estará formada e será inscrita para a competição mundial, explica Adilson Dantas, especialista técnico de Educação Profissional da Firjan SENAI. Adilson acompanhou o grupo de alunos do Brasil a Kazan, na Rússia, para a WorldSkills 2019, como delegado técnico do Rio de Janeiro na competição. Naquela ocasião, Ralph Crespo, de 21 anos, aluno da Firjan SENAI Campos de Goytacazes, conquistou a medalha de bronze na categoria Soldagem. Victor Ribeiro, aluno de Joalheria na Firjan SENAI Maracanã, também representou o Rio de Janeiro. Em disputa com 62 países, o Brasil obteve, em 2019, a terceira colocação no somatório de pontos. Em 73% das ocupações, o Brasil obteve nível de excelência internacional.

“A competição, a cada dois anos, é de altíssimo nível, reunindo os melhores alunos de formação profissional do mundo. Quem volta para o Brasil com medalhas recebe incentivo para continuar o aperfeiçoamento profissional, como bolsas de estudo”, conta Dantas.

Os alunos ou duplas de competidores fluminenses são das seguintes unidades Firjan SENAI: Itaguaí (1 aluno), Três Rios (2), Maracanã (3), Espaço da Moda (1), Barra Mansa (2), Benfica (3), Macaé (1), Friburgo (2), São Gonçalo (1), Vila Isabel (1), Resende (1) e Jacarepaguá (1). Duas seletivas se destacam: a competição pela medalha de ouro de desempate entre o competidor do Rio e o do Paraná, em Pirituba (SP), na ocupação Arte Digital Jogos 3D para Games; e a de Joalheria, que será no Rio de Janeiro.

Conheça nossos cursos

Esses e outras dezenas de cursos on-line e presenciais para qualquer momento da sua vida. Clique no botão e confira