Blog


A cerimônia de encerramento e premiação da seletiva nacional da Worldskills reuniu dezenas de alunos participantes no auditório da unidade Firjan SENAI SESI na Tijuca. Guilherme de Souza Simões, representante da Firjan SENAI, garantiu a medalha de ouro na categoria Construção Digital BIM. Ele dividiu o primeiro lugar com Esther Toledo da Silva, do SENAI São Paulo. Os dois passarão por nova seletiva em dezembro, que vai determinar quem segue para o Mundial em Lyon, na França, em setembro de 2024. A competição internacional, que ocorre a cada dois anos, reúne jovens de até 21 anos, alunos de cursos técnicos ou de formação profissional do mundo inteiro.

“A ficha não caiu ainda. Tô maluco. O sentimento é que todo o trabalho valeu muito a pena. Foram noites sem dormir para chegar a esse resultado. Desde abril estou me preparando. Como deu empate e terá outra seletiva em dezembro, já estou começando a pensar em que pode melhorar. Segunda volto a treinar direto para garantir a vaga para Lyon. Quero muito ir!”, declarou Guilherme, de 17 anos, aluno do Curso Técnico de Edificações da Firjan SENAI Tijuca.

As autoridades que participaram do evento ressaltaram que chegar até essa etapa já é uma vitória, independentemente de carimbar o passaporte para a França. Marcelo Kaiuca, presidente do Fórum Setorial da Construção Civil e vice-presidente da Firjan, parabenizou os jovens. “É um prazer abrir esta festa maravilhosa. São jovens promissores disputando o Worldskills. Daqui vai sair uma equipe competitiva para ir a Lyon”.

Além de Guilherme, quem tem chances ainda de se classificar para a etapa mundial na França é a equipe de Joalheria. A Firjan SENAI teve sua candidatura homologada para WorldSkills por conta da sua Expertise na competição, tecnologia e infraestrutura. Assim, os competidores de Joalheria podem vir a participar do Time Brasil caso atinjam as metas de desempenho no período de aperfeiçoamento continuado, que se inicia em janeiro e vai até o fim de agosto de 2024, segundo Adilson Dantas, especialista técnico de Educação Profissional da Firjan SENAI. Outra equipe fluminense, a de Artes Digitais para Jogos, chegou à etapa semifinal de seletiva e terá provas no Rio, em novembro, e em São Paulo, em dezembro.

“A criação de conhecimento é o único caminho para democracia. Nisso somos os maiorais. Aqui somos, independentemente dos selecionados, todos vencedores. Cabe reconhecer que ainda há um longo caminho a percorrer. Que o fim dessa etapa seja o começo de uma longa jornada plena. Meu coração é fluminense e estou na torcida; desejo a todos sucesso”, destacou Vinícius Carvalho Cardoso, diretor de Educação da Firjan.

Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, enviou um vídeo com a mensagem aos competidores: “As equipes estão de parabéns! Obrigada ao Diretório Nacional e aos competidores. Espero que vocês tenham tido uma boa troca, bons conhecimentos. Torcendo por vocês”.