Blog


Ralph Crespo, de 21 anos, aluno da Firjan SENAI de Campos de Goytacazes, no interior do estado do Rio, conquistou a medalha de bronze na categoria Soldagem da maior competição de educação profissional do mundo, realizada de 22 a 26/08, em Kazan, na Rússia. Foi da zona rural da região Norte que saiu o melhor competidor do Brasil e, dos 37 competidores que enfrentou na final, o terceiro melhor do mundo na modalidade. A premiação foi realizada nesta terça-feira (27.08) e transmitida ao vivo no site da WorldSkills Competition 2019. O Brasil foi mais uma vez consagrado entre os países com a melhor educação profissional do mundo e sobe ao pódio.

Em disputa com 62 países, o Brasil obteve a terceira colocação no somatório de pontos na competição mundial de profissões técnicas com provas práticas que têm como base as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e as atualizações tecnológicas que estão chegando às empresas – 2 ouros, 5 pratas, 6 bronzes e 28 Certificados de Excelência Internacional. A primeira colocação em pontos foi para a China e a segunda para o país sede, a Rússia. Em 73% das ocupações, o Brasil obteve nível de excelência internacional.

"Tenho certeza que todo esse tempo de treino e todo apoio que tive dos instrutores fez com que eu adquirisse o conhecimento necessário para vencer. Me senti preparado para representar o país da melhor maneira possível”, disse emocionado. Este ano, o jovem venceu ainda a WorldSkills Americas.


O rapaz foi incentivado pela irmã mais velha a matricular-se em curso de aprendizagem na Firjan SENAI Campos. Já animado, estudando, uma surpresa: a namorada anunciou uma gravidez inesperada. Mas o que poderia representar algum tipo de empecilho foi, na verdade, o grande estímulo para ele.
         
Ralph sempre quis trabalhar com soldagem. Após concluir o curso profissionalizante, em 2016, foi selecionado para a Olímpiada. Ele foi medalha de ouro em todas as etapas. Na seletiva WorldSkills (antiga etapa nacional), concorreu com dez estados e desbancou, no desempate, o Rio Grande do Norte, invicto desde 2011. A preparação para a fase nacional durou 11 meses. “Sou muito determinado e, por minha conta, ultrapassei o horário de treinamento diversas vezes. Mas valeu a pena porque cheguei até aqui”, diz.


Ritmo intenso

A 45ª edição do evento, realizado a cada dois anos, reuniu os melhores estudantes de 63 países, disputando em 56 modalidades. Além de Ralph, o aluno da Firjan SENAI Maracanã Victor Ribeiro, de Joalheria, também competiu. Os jovens enfrentaram representantes de países como China, Alemanha, Inglaterra, Canadá, dentre outros. Eles tiveram que demonstrar suas habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

Desde janeiro, Victor e Ralph estiveram no SENAI Nacional, em Brasília, seguindo um ritmo de treinamento intenso, de segunda a sábado, das 8h às 19h. A trajetória dos alunos começou em 2017, quando se destacaram nas etapas escolar e estadual da Olímpiada do Conhecimento. No final de 2018, eles conquistaram a vaga para participar da competição mundial, após vencerem a Seletiva WorldSkills (antiga etapa nacional). Integrando a equipe Top One, eles passaram a treinar sob a gestão técnica de experts de cada ocupação, realizando um trabalho de aperfeiçoamento profissional.

Olimpíada do Conhecimento

Para participar da WorldSkills, é necessário passar por algumas etapas: escolar, regional, estadual, seletiva para a WorldSkills (antiga fase nacional) e WorldSkills (mundial). Em cada uma delas, os alunos realizam provas nas quais precisaram mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para superar desafios em sua área de formação, dentro de prazos e padrões de qualidade e produtividade requeridos pelo mercado de trabalho. Este ano, iniciou-se novo ciclo da Olímpiada. Os vencedores da etapa estadual, que concorrerão por vagas na nacional, já foram conhecidos em julho.

Para Adilson Dantas, analista Técnico de Educação Profissional da Firjan SENAI e delegado técnico do Rio de Janeiro na competição, a WorldSkills é uma oportunidade de mostrar para o resto do mundo o que está sendo feito no Brasil em educação profissional. “É também um instrumento de avaliação fundamental que faz com que a Firjan SENAI consiga mapear pontos de melhoria em sua infraestrutura, atualização tecnológica das equipes e dos planos educacionais de referência”, destaca. Ele também acrescenta que a competição serve como vitrine para o mercado de trabalho, que fica de olho no desempenho dos melhores competidores.

Foto: Divulgação WorldSkills | José Paulo Lacerda