Blog


Entre os dias 8 e 12 de junho, 800 alunos e ex-alunos do SENAI Rio participam da etapa escolar da Olimpíada do Conhecimento, maior evento de educação profissional da América Latina. Os jovens disputam vagas na fase estadual em 25 ocupações, que foram definidas estrategicamente de acordo com o mercado do Rio de Janeiro. A etapa escolar acontece nas unidades SENAI do estado.

As áreas de competição são: Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Automação Industrial, Caldeiraria, Comunicação Visual, Confecção de Roupas, Confeitaria, Construção em Alvenaria, Eletricidade Industrial, Eletricidade Predial, Eletrônica Industrial, Encanador Industrial, Estruturas Metálicas, Instalação Hidráulica e a Gás, Instrumentista Industrial, Mecânica de Automóveis, Mecânica de Manutenção Industrial, Mecânica de Usinagem, Operações em Logística, Panificação, Projetos Mecânicos, Segurança do Trabalho, Soldagem, Tornearia a CNC, Tornearia Mecânica, Web Design.

O torneio - que tem as etapas escolar, estadual, nacional e internacional – funciona como uma vitrine para o mercado de trabalho. Nele, os participantes são desafiados a realizar tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia mundo do trabalho. O desempenho deles estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e também serve para avaliar a formação técnica oferecida pelo SENAI. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.

O resultado da etapa escolar será divulgado dia 12 de junho. A partir daí, os classificados treinam para a fase estadual, que será de 29 de junho a 3 de julho em polos de competição distribuídos no estado. A Olimpíada do Conhecimento terá ainda as fases nacional e internacional.