5 motivos para você investir em um curso técnico | Cursos SENAI RIO

Blog

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, os Cursos Técnicos podem ser uma ótima alternativa para quem quer investir em uma formação e se preparar para esta realidade. Por isso, preparamos uma lista com cinco razões para você apostar nessa capacitação: 

1) Capacitação com tecnologias de ponta

Através do curso técnico, o aluno tem contato com plataformas tecnológicas e formas de organização de produção inovadoras. Isso facilita a sua inserção em um cenário onde o patamar tecnológico é cada vez mais elevado. “A indústria está se automatizando cada vez mais. Com isso, os novos empregos vão exigir dos profissionais uma maior base de conhecimento e capacidade analítica. O curso técnico fornece o ferramental para quem irá atuar nesse contexto de modernização”, explica Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais da Firjan SENAI.

2) Auxílio na escolha profissional

É comum o estudante concluir o Ensino Médio e ingressar diretamente no ensino superior. Mas há outros caminhos também. Nesse sentido, a formação técnica pode favorecer uma escolha de carreira mais assertiva. Foi o caso de Rafael dos Santos Ribeiro que, após se formar como Técnico em Mecânica pela Firjan SENAI, ingressou na faculdade de Engenharia Mecânica. “Eu quis fazer o processo por etapas, para ter certeza do que eu realmente queria e ter uma noção do que encontraria pela frente. O ensino técnico solidificou a minha escolha e facilitou também meu percurso na universidade”, conta.  

3) Possibilidade de inserção mais rápida no mercado de trabalho 

A capacitação técnica oferece uma formação mais curta – de 18 a 24 meses –, porém de excelência e focada nas demandas do mercado. Por conta disso, o estudante tem a possibilidade de ser absorvido mais rapidamente pelas empresas, preenchendo de forma eficiente a lacuna de mão de obra qualificada. Outra vantagem é que, uma vez empregado, o aluno também pode custear a sua própria faculdade, se assim desejar.  

4) Reconhecimento do mercado

Os cursos técnicos são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC), que estabelece parâmetros a serem seguidos pelas escolas que os ofertam. No caso da Firjan SENAI, eles também são reconhecidos pelos Conselhos Profissionais. Tudo isso dá credibilidade e reconhecimento à formação aos olhos do mercado. 

5) União de teoria e prática

Os estudantes aprendem tanto a parte de fundamentação quanto de experimentação em ambientes e situações próximos à realidade que irão encontrar na indústria. “Para mim, foi um grande investimento. Aliar teoria e prática contribuiu para me dar uma visão mais completa do mercado”, explica Alexandre Diaz Alves, que já havia feito o curso de Técnico em Eletrônica, mas quis continuar se aperfeiçoando em Automação Industrial.    

Cadastro de interesses

Quer saber das novidades dos cursos técnicos da Firjan SENAI? Cadastre-se ao lado para receber informações! 

Descontos

Com os Cursos Técnicos da Firjan SENAI, você fica preparado para o mercado e também para a graduação. Estudando com a gente, você tem credibilidade no ensino e conexão com institutos de inovação e tecnologia. E estamos oferecendo 50% de desconto na primeira mensalidade nos Cursos Técnicos Presenciais e EAD do segundo semestre de 2019, em toda a rede do estado do Rio. 

Foto: ilustração curso Eletricidade Firjan SENAI | Crédito: Paula Johas