Blog


Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante transformação, ter no currículo uma capacitação que possibilite atuação em diversas áreas pode ser um importante diferencial. Para quem está em busca de novas oportunidades e de atualização, a dica da Firjan SENAI é investir um curso técnico transversal, que pode ampliar o seu leque de oportunidades. Abaixo, preparamos uma lista de 5 cursos com esse perfil: 

1) Automação Industrial

Transversal a diversos tipos de indústria de transformação, o técnico de Automação Industrial é responsável pela gestão técnica dos sistemas de produção automatizada, realizando o monitoramento e controle dos processos. É um profissional que poderá atuar na indústria de Petróleo e Gás, Alimentos, Química ou qualquer outra que envolva os chamados processos contínuos, que são aqueles que trabalham com variáveis físicas, químicas e biológicas em seu desenvolvimento. 

2) Informática

O mercado de tecnologia da informação é bastante amplo e está em franca expansão. Quem opta pelo curso técnico de Informática pode trabalhar em uma variedade de linguagens de programação, podendo se especializar na construção de aplicativos, na utilização de base de dados ou ainda atuar na parte de manutenção e instalação de sistemas informatizados.

Vinícius Araújo aposta na versatilidade da área. Após concluir o curso técnico da Firjan SENAI, ele atualmente trabalha na manutenção de sistemas de uma empresa provedora de Internet e, paralelamente, desenvolve aplicativos para celulares em casa. “Meu objetivo é reunir um portfólio para posteriormente investir na parte de criação também”, conta.

3) Eletrotécnica

À frente dos sistemas e equipamentos elétricos, o profissional de Eletrotécnica é capacitado para trabalhar tanto em empresas de distribuição de energia elétrica, quanto na indústria e serviços em geral, através da estruturação de projetos de instalações e execução e coordenação de planos de instalação e manutenção de sistemas elétricos.

4) Logística

O profissional de logística é responsável pela administração dos materiais e recursos utilizados em uma empresa, além de planejar e controlar a movimentação, o transporte e a distribuição externa e interna. “Ele é considerado um suporte importante no processo produtivo, sobretudo da indústria”, destaca Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais da Firjan SENAI.

Além da indústria, esse profissional também é demandado em grandes empresas, como as do setor de Construção Civil, e naquelas especializadas na distribuição de bens e equipamentos, podendo ainda trabalhar no comércio, organizando o fluxo de materiais e mercadorias.

Breno Almeida Carvalho finalizou o curso técnico da Firjan SENAI em 2017 e ingressou rapidamente no mercado de trabalho. “O curso me abriu portas quase que imediatamente. Abracei a oportunidade logo após a conclusão do ensino médio e hoje trabalho no Porto do Rio”, revela.

5) Segurança do trabalho

O técnico em Segurança do Trabalho é um profissional imprescindível, pois garante o bom andamento e a integridade física e psíquica do trabalhador e de todos os envolvidos na atividade laboral, por meio da recomendação de medidas de controle e proteção contra os acidentes de trabalho. “É um dos cursos mais transversais, pois extrapola o âmbito industrial. Esse profissional tem presença obrigatória em hospitais, shoppings e demais estabelecimentos”, afirma Fonseca. 

Cadastro de interesses

Quer saber das novidades dos cursos técnicos transversais da Firjan SENAI? Cadastre-se ao lado para receber informações!