Conheça o S.A.P.E., projeto finalista do Demoday Inova Firjan SENAI | Cursos Firjan SENAI

A Firjan SENAI




Proporcionar até 70% de agilidade na afiação de ferramentas é uma das propostas do S.A.P.E. − suporte de afiação e proteção para esmeril. Selecionado em terceira colocação no Demoday Inova Firjan SENAI, o projeto é aplicado na área de mecânica industrial. A dupla Vitória Caroline Menezes da Silva, de 20 anos, e Cauã Gabriel Nascimento, de 18 anos, concluiu o curso de Mecânico de Manutenção na Firjan SENAI Barra Mansa, em setembro de 2021, e criou a Startup V e C − Segurança e Tecnologia, para o desenvolvimento do projeto.  

Para chegar à escolha do tema, a dupla conta que foi uma jornada longa e de muito trabalho. “Foram noites, até mesmo mal dormidas, pensando se nosso produto estaria de acordo e qualificado para ser apresentado. Nunca poderia imaginar ter chegado tão longe. Sem dúvidas, estamos muito contentes com o resultado e trabalhando firmemente para a etapa Nacional”, conta Vitória. 

Conheça o Projeto

Os profissionais que atuam nessa área precisam afiar suas ferramentas, o que demanda tempo, além de habilidade e destreza do profissional que realiza tal atividade. Para otimizar tempo e garantir a qualidade da afiação, a equipe da Firjan SENAI do Sul Fluminense pensou em um suporte, que é acoplado a um esmeril (máquina usada para afiar).

“Composto por uma base, um eixo, superfícies de afiação intercambiáveis e um pino trava, o kit oferecido é personalizado, pois as superfícies de afiação são feitas de acordo com o perfil da ferramenta que o profissional irá usar”, explica Pedro Henrique Oliveira, instrutor da Firjan SENAI Barra Mansa.